Anúncio foi feito durante Encontro Nacional de Culturas e Periferias, realizado na sexta-feira, 10 de agosto, na Sala Nelson Pereira dos Santos.

Na solenidade de abertura do Encontro Nacional de Culturas e Periferias, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), a Prefeitura de Niterói anunciou a homologação das obras de reforma do Cinema Icaraí.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, fez o anúncio na Sala Nelson Pereira dos Santos ao lado dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Margareth Menezes (Cultura). Também participaram do evento a presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Micaela Costa; a secretária municipal das Culturas, Júlia Pacheco; e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio da Nóbrega, entre outras autoridades.

"Nossa gestão tem diversas iniciativas de reconhecimento, apoio e fomento de atividades culturais. Enxergamos como fundamental a Cultura que é produzida das periferias da nossa cidade. Também estamos fazendo um grande investimento no patrimônio da cidade e um desses destaques é a restauração do Cinema Icaraí. A cidade esperava pela recuperação desse espaço, que faz parte da memória afetiva dos niteroienses”, destacou o prefeito de Niterói, Axel Grael, durante a assinatura do termo de homologação da reforma geral do Cinema Icaraí.




Homologação da reforma do Cinema Icaraí: Niterói vai ganhar em pouco mais de um ano um novo equipamento cultural dedicado às artes, à gastronomia e ao entretenimento. O prédio do Cinema Icaraí vai receber reforma completa, ganhará salas de exibição de filmes, salão para concertos musicais, restaurantes com vista para o mar e espaços de convivência. O investimento do município é de cerca de R$ 45,7 milhões.

O trabalho de restauro do antigo prédio em estilo art déco na Praia de Icaraí, que teve suas atividades encerradas em 2006, inclui a preservação da fachada e recuperação do saguão com todos os elementos originais: bilheteria, bomboniere, piso, teto, portas, escadarias e, ainda, a instalação de escada rolante e elevador, para garantir a acessibilidade.

O primeiro pavimento terá camarins, um mezanino para 69 pessoas e um restaurante. O segundo receberá infraestrutura para atender a orquestra.

No salão principal, os componentes decorativos serão revitalizados e o palco será ampliado para comportar a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF). A plateia terá capacidade para 299 pessoas e será instalada uma plataforma elevada para acesso ao subsolo.

O terceiro pavimento terá três salas de cinema de última geração. Uma das salas de exibição terá capacidade para até 150 pessoas e as outras duas comportam 65 cada. O andar terá um café e uma bomboniere.

O quarto pavimento ganhará um bar bistrô e será criado um quinto andar para a construção de um restaurante com varanda e vista para o mar, sem interferir nas características originais da fachada. O edifício será sustentável e serão instaladas na cobertura placas de módulos fotovoltaicos para a captura de energia solar. A cobertura terá sistema de captação de água da chuva para reuso.

O prédio da década de 1940 foi tombado pelo município em 2001. Desde 2019, ano em que conquistou o termo de uso do prédio, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Prefeitura de Niterói realizou estudos e contratou empresas especializadas em projetos de arquitetura para elaborar a proposta de restauro. A proposta de recuperação do local foi concebida após intenso diálogo com profissionais da UFF, o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio (CMPPC), o Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

O reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega,destacou a parceria com a Prefeitura de Niterói.

"O restauro do Cinema Icaraí é um sonho de muitos anos. Foi um dos itens principais na articulação da parceria da UFF com a Prefeitura em um grande acordo de cultura, arte e cinema, que envolveu outras ações. O Cinema Icaraí será um aparelho multiuso e sediará a orquestra sinfônica da universidade", pontuou o reitor da UFF.


Tags:






Publicado em 13/08/2024

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...