Tombamento federal em 25/04/1974
Processo 0899-T-74 - inscrição nº 514, Livro das Belas Artes Vol.1, fl. 93 e inscrição nº 65, Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, fl. 15

Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos

Construído a partir de 1872, o prédio é um notável exemplar da arquitetura do século XIX. Com características das chácaras das periferias urbanas, a casa possui dois pavimentos, planta retangular e implantação em centro de terreno, sendo limitado frontalmente por muros de pedra de cantaria onde se apoiam gradis de ferro fundido.

A composição austera de suas fachadas é suavizada através do revestimento de azulejos policromados, da varanda que precede a entrada principal, das esquadrias com caixilharia de vidro colorido, e dos amplos beirais de telhas de louça, da região do Porto. Seu interior possui forros decorados com estuque, paredes com boisérie*, esquadrias de madeira com bandeiras de vidro colorido e uma escada de madeira.

Foi desapropriado pela Prefeitura Municipal de Niterói em 1997 e reaberto em 2001 após minucioso e exemplar processo de restauração realizado por uma equipe multidisciplinar coordenada pelo restaurador Cláudio Valério Teixeira e supervisionada pela arquiteta Maria Regina Pontin de Mattos..

* Almofadas de madeira


Conheça mais sobre a história do Solar
Confira mais detalhes sobre o restauro do Solar do jambeiro
Memória do Palácio Bartoldy


Fotos recentes de Leo Zulluh









Publicado em 25/09/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...