O encerramento do II Festival de Choro de Niterói, que acontece no domingo, 20, às 18h, recebe o já tradiocional Choro na Rua. O evento acontece no Campo de São Bento, próximo à estátua do Paulo Gustavo.
Identidade cultural é a essência do Coletivo "Choro na Rua". Liderado pelo trompetista Silvério Pontes, o grupo busca resgatar a essência do choro, levando-o de volta às suas origens.
O Coletivo "Choro na Rua" surgiu espontaneamente na Rua do Rosário, em dezembro de 2016, em frente à extinta livraria Al-Farabi, durante o lançamento do livro sobre a dupla Zé da Velha & Silvério Pontes. A proposta do grupo é levar a magia da roda de choro para um público maior e de forma democrática, formando novas plateias, ocupando e requalificando espaços urbanos, fortalecendo um traço riquíssimo da nossa identidade cultural, presente há mais de 150 anos.
Fazem parte do coletivo Silvério Pontes (Trompete), Daniela Spielmann e Dudu Oliveira ( Sax Tenor e Soprano), Alexandre Romanazzi (Flauta), Henrique Cazes e Alessandro Cardozo (Cavaquinho), Thiago Souza (Bandolim), Bebê Kramer (Acordeon), Charles da Costa (Violão de seis cordas) Rogério Caetano e Vinicius Magalhães (Violão de sete cordas), Netinho (Pandeiro) e Rodrigo Jesus (Percussão).
Nesta edição do Festival de Choro de Niterói, o Choro na Rua recebe Bruno Barreto e Marcos Flávio.
Cantor, percussionista, compositor e ator, o niteroiense
Bruno Barreto tem em sua origem o som do batuque. O quintal de sua casa abrigava o terreiro de umbanda de sua avó e foi lá que teve o primeiro contato com instrumentos de percussão. Logo depois, veio o tamborim que ele aprendeu a tocar no bloco de Carnaval, "Copo cheio", guiado por seu pai e amigos músicos. Anos mais tarde, já tocando profissionalmente, teve oportunidade de integrar a banda de importantes artistas da música brasileira. Vocalista do grupo Semente, Bruno mantém uma carreira solo e também participa de projetos paralelos, como o Samba da Gávea.
Nota:
Inicialmente agendado para o Campo de São Bento, devido às condições climáticas o II Festival de Choro de Niterói foi transferito para o Solar do Jambeiro.
Serviço
Choro na Rua + Bruno Barreto + Marcos Flávio
Data: Domingo, 29 de dezembro de 2024
Horário: 18h
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidenbte Domiciano, 195, São Domingos, Niterói
Agenda do domingo, 29 de dezembro
11h -
Cordão do Boitatá e Carlos Malta
15h -
Cristovão Bastos e Rogério Caetano convidam Aurea Martins
16h -
Gafieira Arariboia recebe convidados
17h -
Choro na Rua recebe Bruno Barreto e Marcelinho Moreira
Tags: