O 'Palco Niterói Discos' recebe o cantor Antônio Quintella, comemorando seus 50 anos de carreira ao som de jazz, blues e r&b.

O artista, que iniciou sua carreira profissional aos 10 anos, como vocalista da banda "Os Streggas", que tocava Elvis Presley, Little Richard e Chuck Berry, foi integrante do famoso grupo niteroiense "Os Lobos". Quintella, que tocou com grandes nomes da música e ganhou diversos prêmios em festivais internacionais e nacionais, vai mostrar todo seu talento no espaço do Solar do Jambeiro, na quarta-feira, dia 14 de maio de 2014, às 19h. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita.

Capitaneados por Dalto, Cássio Tucunduva e Quintela, "Os Lobos" tem uma história extensa, que ultrapassa a adoração pelos Beatles e Rolling Stones e passa pela revolução psicodélica. A banda, que chegou ao primeiro lugar no 'hit parade', em 1968, com o compacto Fanny, gravou seu primeiro LP, pelo selo Discobertas, "Miragem", lançado em 1971, um verdadeiro sucesso dos anos 70.

Grande fã dos "Byrds" e com certo caráter místico e ligado às filosofias orientais, Antônio Quintella, foi peça primordial para o tom psicodélico da banda. Em entrevista para o jornal O Globo em 2011, o cantor contou que tinha visões quando criança e acabou evoluindo para a filosofia iogue. Pensava em ser monge, mas não levou a ideia à diante.

Depois de ganhar em 1970 o Festival Internacional da Canção, com a música "Aleluia Aleluinha para 5 Cavalheiros", de Chico Aguiar e Miguel Coelho, Quintella recebeu convite para cantar no grupo Karma, produzido por Nelson Motta, e que tinha como líder Jorge Amiden, Vinícius Cantuária na bateria, Danilo Caymmi nas flautas, Paulinho Soledad no violão e vocais, Jr. Mendes no violão de 12 e vocais e Rick Werneck nas guitarras.


Fotos de Leo Zulluh



A carreira do cantor, então, só evoluiu e o artista faturou diversos prêmios em festivais internacionais e nacionais e trabalhou com grandes nomes da música. Em 1973, foi convidado por Emile Zoghby para gravar com sua banda de jazz, blues e r&b em Nova York. Quintella fez também backing vocal para Tim Maia, Erasmo Carlos, Ivan Lins, Celso Blues Boy, Eduardo Dusek, Nico Rezende, Dalto, entre muitos outros e já gravou mais de 300 jingles comerciais.

Em 1979, foi para Saint Louis, no Delta do Mississipi, onde cantou com várias bandas de esquina. Frequentou e cantou em várias festas de Gospel e soul music, e acabou descendo o rio até chegar em New Orleans, onde mergulhou na noite, rica em música e alma.

Em 1994, gravou o CD "Arariboia Blues", pelo selo Niterói Discos, com produção de Luiz Antonio Mello.

Atualmente, com Lui Coimbra, seu parceiro do Religare, Antônio Quintella começou a gravar um novo CD, que será lançado no Brasil e no exterior. O artista também voltou a se unir com Cássio Tucunduva para reviver "Os Lobos", em um concorrido show no Teatro Municipal de Niterói, em agosto de 2013. O trabalho, com produção de Cornelio Mello, vai resultar num CD, DVD e num livro.

O selo Niterói Discos foi criado em 1991 com o objetivo oferecer apoio institucional aos talentos da cidade. Através de uma comissão a Fundação de Arte de Niterói seleciona os artistas nascidos ou que vivam em Niterói há pelo menos 5 anos.A Prefeitura mantém o projeto Niterói Discos, que simboliza o avanço da política cultural do município, mapeando o que se produz na cidade.


Serviço

Palco Niterói Discos
Show: Antônio Quintella comemora 50 anos de carreira
Data: Quarta-feira, 14 de maio de 2014
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222

Tags:






Publicado em 02/05/2014