Resgatando a importância cultural, arquitetônica e artística do Solar do Jambeiro, a Sala da Memória conta com objetos e mobiliário que fazem parte da história do casarão na qualidade de patrimônio cultural e também nos 15 anos de funcionamento como casa de cultura.
O Solar do Jambeiro recebe um espetáculo que conta a história do tango, explora sua influência na música brasileira e mostra os novos caminhos do gênero. A cantora, compositora e pesquisadora Geisa Fernandes canta milongas acompanhada do pianista venezuelano Silvano Pagliuca-Mena.
ENTREARTES incentiva e divulga a arte niteroiense, colocando a cidade entre as mais badaladas do cenário artístico e cultural do estado. Depois de uma temporada em Icaraí, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o ENTREARTES traz para o Ingá os olhares de quem está atento ao trabalho dos artistas de Niterói.
O Solar do Jambeiro abre espaço para um concerto do tenor João Victor Campelo, no dia 19 de maio. Natural do Rio de Janeiro, o cantor se formou na Escola de Música Villa-Lobos, onde até hoje integra o Coral de Câmera, e atualmente estuda o curso superior de Canto na UFRJ.
Em seu mais recente trabalho, o grupo composto por Victor H. Rosa, Jeferson Gama e João Marcelo apresenta o show "Miltando", que traz uma seleção de músicas de Milton Nascimento, explorando o lado humano e revolucionário que tanto marcaram a carreira deste grande ídolo nacional.
O primeiro Sarau no Solar de julho apresenta três jovens musicistas com experiência em grandes orquestras: Débora Nascimento (fagote), Janaína Perotto (oboé) e Sofia Ceccato (flauta). Integrando o Trio Capitu, as três instrumentistas apresentam um repertório rico em compositores brasileiros, exaltando a música de câmara nacional.
A escritora Anabelle Loivos lança no Solar do Jambeiro um livro de poesias que tratam de mais íntima elocução feminina. Temas como filhos, relações e paixões fazem o eu-lírico se dizer mulher, plena, cheia de contradições e delícias a experienciar – no verso, no reverso e na vida.
Marcando os 110 anos de morte do escritor fluminense Euclides da Cunha, o Solar do Jambeiro recebe um evento organizado pelo Programa Universitário de Extensão "Caminhos da Serra Fluminense" das Faculdades de Educação e de Letras da UFRJ. Passando pelos salões do Solar, pela varanda e até no Jardim, o Fórum_Euclides_110 inclui apresentações de dança, exposição de fotografias, livros, palestras e rodas de leitura.
O Batuque Clássico traz para o Solar do Jambeiro a união de instrumentos de diferentes origens e sons. Pulando de Mozart para Pixinguinha, voltando a Beethoven e indo direto para Chiquinha Gonzaga, os músicos preenchem o repertório de releituras e experimentações de arranjos.
O Grupo Papel Crepom comemora 40 anos de atividade com a apresentação de um dos grandes clássicos da literatura mundial. Na história de Miguel de Cervantes, um nobre fidalgo se torna tão obcecado com histórias de cavalaria que perde a razão e se autodenomina Cavaleiro Dom Quixote. Com seu novo nome, e junto de seu fiel escudeiro Sancho Pança, parte em busca de aventuras.
Em uma conversa descontraída, com atividades literárias para crianças e adultos, Lucília Dowsley e Hudson Pereira celebram quatro anos de atividade da Dowslley Editora convidando alguns de seus principais autores. Além do bate papo literário e das atividades, uma mostra de fotos por Carla Soares completa o evento.
O projeto Chão de Estrelas, conhecido pela apresentação da “Serenata no Campo”, vai cantar suas serestas no Solar do Jambeiro no dia 17 de setembro, uma terça-feira. Além das tradicionais apresentações no Solar, também o último sábado de todo mês é data marcada no calendário niteroiense para a apresentação da Serenata no Campo.
A parceria entre o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes realiza mais uma exibição de curta-metragens. Com um bate-papo ao fim da sessão, o Curta Solar exibe curtas inscritos no edital do projeto, que seleciona as principais obras para serem projetadas no Solar ao longo da programação.
Composto por poetas e amantes de poesia que se reúnem desde 2012, o Tomate Cereja é um grupo dedicado a compartilhar e espalhar poemas, criando espaços de liberdade de expressão e um fluxo de poesia, a brotar dos componentes. No sábado, 21 de setembro, o coletivo enche o Solar do Jambeiro de afeto e resistência a partir das 15h.
A escritora sul-coreana Han Kang é a escolhida para a edição de setembro da Leia Mulheres, a roda de leitura do Solar voltada para livros escritos por mulheres. A obra "A Vegetariana" acompanha uma menina que decide parar de comer carne após um sonho. O livro fala de rebelião, tabus, violência e até erotismo, acompanhando as transformações da protagonista Yeonghye.
Dando continuidade à série em homenagem aos "Poetas Latino-americanos", a Cena Poética de outubro homenageia dois grandes nomes do Uruguai: Mário Benedetti e Eduardo Galeano. Dília Gouveia faz a leitura dramatizada de textos vigorosos como "A Queda", "As veias abertas da América Latina" e "O livro dos Abraços", acompanhada do canto de Zezé Vargas e do violão de Júlio Morgado.
O Solar do Jambeiro abre espaço para as exibições da 12ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos em Niterói. Promovida por meio do Circuito Difusão, com produção do Núcleo de Cineclubes de Niterói (NuCiNi), o evento conta com debates e bate-papo após as exibições.
Composto por quatro alunos do professor Paulo Targino: Ciro Machado, Gustavo dos Santos, Renan Chisto e Michael Nascimento, o recital conta com a participação especial de Marco Lima, que é um dos mais premiados violonistas cariocas da sua época, e da cantora Juliana Zanardi.
O Sarau no Solar recebe um recital que une música clássica, popular, poesia e textos de autores importantes de todos os tempos, linha seguida pelo Coral Alberto Hasson. O nome é uma homenagem ao Professor Alberto Hasson, que sempre apoiou e incentivou o coro criado pela maestrina Talita Hasson.
O cineclube que une música e cinema do Solar homenageia o criador da bossa-nova, exibindo um documentário lançado no ano passado, quando o gênero completou 60 anos. João Gilberto é considerado o pai da bossa-nova por ter lançado o álbum "Chega de Saudade", em 1958, e revolucionado a música brasileira.
Violonista carioca laureado no X Concurso Nacional de Violão Musicalis, o músico João Wilson soma o Solar do Jambeiro à lista de locais onde já se apresentou, que inclui também o Espaço Cultural Correios Niterói. João estudou com violonistas como Paulo Pedrassoli e Luis Carlos Barbieri, na UFRJ. Voltado para o violão clássico, o músico produziu eventos como a Série Violão & Cia, em 2012.
A atriz Regina Alves apresenta três de seus personagens mais conhecidos em uma reunião de muito riso e questionamento social. A primeira é Gereliquicilândia, uma empregada doméstica que revela os preconceitos e nossas mazelas éticas sociais. A personagem surgiu de um improviso, e deu origem à esquete "Diário de Bordo de uma Empregada".
Niterói recebe grandes autores no I Salão do Leitor
O evento acontece de 21 a 24 de novembro, e tem curadoria do Instituto Zuzu Angel.
A leitura é a dona da festa no I Salão do Leitor!
Promovido pela Prefeitura de Niterói, Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Arte de Niterói, com curadoria do Instituto Zuzu Angel, o evento reúne alguns dos mais importantes autores, artistas e pensadores brasileiros.
Na programação, nomes como Paulo Lins, Roberto DaMatta, Claudia Nina, Cristiane Costa, Laura Carvalho, Marcelo Moutinho, Luiz Ruffato, Ana Maria Gonçalves, Cristian Brayner, Samuel Abrantes, Flávia Oliveira, Marco Lucchesi, Ricardo Aleixo, Claufe Rodrigues, Rosane Svartman, Eliana Alves Cruz Escritora, Otávio Jr, Luciana Bezerra e Luciano Vidigal.
Entre as diversas belezas do Solar do Jambeiro, o seu belo e tranquilo jardim não pode ficar de fora. Seja para ler um livro, descansar do almoço, ou apenas apreciar e registrar a beleza da natureza, o jardim do Solar está sempre aberto e disponível àqueles que precisam de uma pausa na correria da cidade.