O projeto (RE)Encena traz “SHAKESPEARE, William” de volta ao Solar do Jambeiro para uma curta temporada. A peça parabeniza o teatrólogo britânico pelos 400 anos e reverencia o ator pelo seu próprio ofício, propondo uma experiência que mescla a boa utilização do casarão do século XIX com um panorama da obra Shakespeariana.
O evento abre a programação do Mês da Mulher, que contará com uma agenda com foco na valorização e no reconhecimento das mulheres, suas conquistas e direitos. Na ocasião, celebrando os 15 anos da Coordenadoria de Políticas e Direitos para as Mulheres (CODIM), órgão promotor de políticas públicas para as mulheres do município de Niterói, haverá o lançamento do selo "CODIM – 15 anos de Políticas pelos Direitos das Mulheres”.
O Solar do Jambeiro inclui mais um recital de coro lírico no seu projeto Árias, Duetos e Coros Famosos no dia 11/03, domingo. Às 17h, a pianista Heloíza Fidalgo e o Coro da Escola Espaço das Músicas de Niterói, sob regência de Sérgio Lavor, apresentam clássicos da música lírica em espetáculo gratuito.
O Solar do Jambeiro abre as portas para receber a companhia de palhaços “Trupe da Graça”, no sábado, dia 7 de abril. Malabarismo e mágica compõem a intervenção circense que dois palhaços farão no Solar do Jambeiro, a R$15 a entrada. As crianças menores de seis anos, acompanhadas de seius responsáveis, não pagam.
O projeto Chão de Estrelas, conhecido pela apresentação da “Serenata no Campo”, vai cantar suas serestas no Solar do Jambeiro dessa vez, no dia 10 de abril, uma terça-feira. Dia incomum para a apresentação do grupo, já que o último sábado de todo mês já é data marcada no calendário niteroiense para a apresentação da Serenata no Campo.
O Coletivo Virgínia Bicudo e o Solar do Jambeiro se unem em prol da saúde mental, com uma roda de conversa voltada para esse tema tão importante. Anteriormente realizada no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o bate papo mensal será realizado nos jardins do Solar, e também vai contar com atividades interativas.
Celebrando os 800 anos da língua portuguesa, o Cena Poética do mês de junho apresenta as vozes dos poetas que a celebram. Instrumento de expressão de mestres como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, o português é uma das línguas mais ricas e expressivas, conhecida por sua beleza, e a décima mais falada no mundo.
Em apoio ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, o Solar do Jambeiro convida músicos independentes da cena atual de Niterói, para se apresentar no Sarau pelo Povo Sem Medo. A entrada do evento é 1kg de alimento não perecível, já que o Sarau busca arrecadar alimentos para a cozinha comunitária Povo Sem Medo, e conta também com roda de conversa com representantes do MTST.
O Solar do Jambeiro promove uma oficina cheia de brincadeiras, plantação, coleta de histórias, sementes e letras no jardim, em domingos alternados. Cris Pizzotti realiza as oficinas que buscam despertar nas crianças o interesse pela natureza, através de brincadeiras lúdicas e histórias envolventes, estimulando a imaginação da criançada.
O Coletivo Niterói Fotográfico enche o Solar do Jambeiro de talentosos fotógrafos e seus trabalhos no sábado, 30 de junho. A partir das 16h o CNF promove o encontro e integração entre fotógrafos profissionais e amadores da cidade, com atuações em diversas áreas. A Tarde Fotográfica vai contar com a tradicional Projeção Fotográfica do coletivo, um varal fotográfico, bate-papo e mais.
O Solar do Jambeiro abre espaço para o lançamento do curta-metragem "Quem Conta É a Água" na quarta-feira, dia 4. O filme é um instrumento de luta contra o preconceito, desconstruindo estereótipos acerca do candomblé ao narrar a trajetória de fé e superação de Mãe Márcia d'Oxum, importante militante pela cultura negra do Brasil.
Dília Gouveia realiza sua leitura dramatizada no Cena Poética deste mês com variados autores. De Cervantes a Dostoiévski, passando por Goethe, Shakespeare e outros, o Cena Poética trata do potencial transformador da escrita e da leitura. Dília é acompanhada por Júlio Morgado no violão e Zezé Vargas, cantora.
A dupla Marco França e João Erthal volta ao Solar do Jambeiro para apresentar "Trem da Vida", o novo álbum da dupla que empresta seu nome ao show de lançamento. Agora acompanhados pelo percussionista Jorginho Percussa, os dois niteroienses apresentam músicas autorais, que despertam a emoção do público.
Evento certo no calendário do Solar, o Ciclo de Leitura Dramatizada da ATACEN traz, mensalmente, o texto de diferentes peças para realização da leitura. Divulgando textos que nem sempre acabam se tornando montagens inteiras de uma peça, a Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói sempre chega no Solar do Jambeiro na última quinta-feira do mês.
"A Lição", peça clássica de Eugéne Ionesco, ganha uma releitura que será apresentada no Solar do Jambeiro nos dias 8 e 9 de agosto, quarta e quinta-feira, às 20h. A montagem recebeu o nome de "O que quiser aprender com o que vamos ensinar", e será realizada pela Escola Fábrica Oficina Social de Teatro. No texto original, uma menina chega à casa de seu professor para mais um dia de ensino. Ela, ele e a empregada contracenam e discutem os ensinamentos. A peça, escrita logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. ficou conhecida por debater o tema do fascismo.
Cineclube do Solar do Jambeiro, o Cine Nikiti ganha carga política em sua edição de agosto. No dia 15, quarta-feira, às 19h, o filme exibido será "Operações de garantia da lei e da ordem", de Julia Murat e Miguel Antunes Ramos. Filmado durante as manifestações de junho de 2013, principalmente no Rio de Janeiro, o longa retrata a repressão e a criminalização das manifestações enquanto debate o papel da mídia no contexto de ebulição política do momento. Haverá debate sobre o filme após a exibição.
Voltada para a literatura produzida por mulheres, a roda de leituras Leia Mulheres terá sua edição de agosto no dia 19, um domingo, às 15h. Mensal, a Leia Mulheres escolheu ler contos de Júlia Lopes de Almeida para esse mês. A participação é gratuita. A contista escolhida foi também uma cronista e teatróloga brasileira. Júlia Lopes de Almeida participou da idealização da Academia Brasileira de Letras, além de ter tido importante papel no abolicionismo brasileiro. Nascida em 1862, Júlia faleceu aos 71 anos...
O projeto Chão de Estrelas, conhecido pela apresentação da “Serenata no Campo”, vai cantar suas serestas no Solar do Jambeiro dessa vez, no dia 21 de agosto, uma terça-feira. O grupo, que tradicionalmente canta no Coreto do Campo de São Bento, mistura música, poesia e humor cantando as serestas características da sua apresentação.
O Solar do Jambeiro promove, em um domingo, uma experiência que envolve música, sentidos e comida com contação de histórias. O Piquenique Literário é uma diversão para as crianças, para a qual os pais são convidados a trazerem um lanche que fará parte do grande piquenique, onde acontece a contação de história
O Cine Jazz exibe o show na Europa de uma das maiores vozes do jazz. Nascida em 1915, Billie Holliday faleceu aos 44 anos após uma infância difícil, uma carreira brilhante e a luta contra o alcoolismo. A voz levemente rouca e a dicção e pronúncia da cantora são capazes de emocionar qualquer um que a escuta.
Criada em 1995, a Orquestra de Cordas da Grota se apresenta na quarta-feira, dai 29 de agosto, às 19h, no Solar do Jambeiro. Parte do Projeto Aprendiz, da Prefeitura de Niterói, a Orquestra oferece formação musical gratuita a jovens e crianças da comunidade da Grota do Surucucu, proporcionando desenvolvimento humano e social.
Na última quinta-feira de agosto, dia 30, a ATACEN realiza mais uma edição do seu Ciclo de Leituras Dramatizadas. Nesta apresentação, será lido o roteiro da primeira peça brasileira com um protagonista negro. Escrita por Antonio Callado, a peça surgiu em um retiro criativo do autor, quando foi cobrado da promessa de escrever tal roteiro.
Numa apresentação para contar a história do samba, “Teu Grammophone é Bão” irá apresentar os ritmos que deram origem ao samba de forma contextualizada, através de pequenos diálogos. Lundus, maxixes e as primeiras músicas consideradas samba, desconhecidas do grande público, serão apresentados junto de maxixes e sambas clássicos, traçando a história do ritmo tão difundido e tão brasileiro.
O Solar recebe uma apresentação com o melhor das composições violonísticas do mundo. Os alunos do professor Paulo Targino, Ciro Machado, Michael Nascimento, Pedro Pastor e Gustavo dos Santos, vêm do Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro para uma apresentação no Solar do Jambeiro.
O Série Clube Animado toma o Solar do Jambeiro na quarta-feira, dia 5 de setembro, para analisar e debater episódios de clássicos do canal Cartoon Network. Voltado para desenhos animados, o clube vai exibir episódios de alguns dos desenhos mais marcantes da história do canal, e após a exibição haverá debate.
O Sarau no Solar do segundo domingo do mês, 16 de setembro, recebe o Grupo de Marcos Godoy para o entardecer no Solar do Jambeiro. Formado por Marcos Moraes, Paulo Queiroz, Jorginho Percussa e o próprio Marcos Godoy, o grupo apresenta uma gama diversa de ritmos e gêneros, em apresentação às 17h.
O cineclube do Solar do Jambeiro exibe, para sua edição de setembro, o filme de Heloisa Passos baseado em sua relação com seu pai e os momentos políticos brasileiros. "Construindo Pontes" acompanha pai e filha redescobrindo a época da ditadura militar, que para o pai, engenheiro, foi tempo de oportunidades de trabalho em grandes obras públicas, e para a filha foi um tempo de repressão.
O Solar do Jambeiro vai promover, em todas as terças-feiras de setembro, uma experiência que envolve música, sentidos e comida com contação de histórias. O Piquenique Literário é uma diversão para as crianças, para a qual os pais são convidados a trazer um lanche que fará parte do grande piquenique, onde acontece a contação de história.
Interpretando e cantando poemas de grandes poetas brasileiros, como Drummond, Guimarães e Bandeira, o Cena Poética de outubro explora a alma e o canto brasileiros. Dando voz e música às poesias que tratam do nosso povo, Dília Gouveia, Zezé Vargas e Júlio Morgado fazem uma viagem ao centro do brasileiro.