"Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo" em cartaz no Solar

Divididos em dois grupos, os espectadores são guiados, respectivamente, pelos atores que representam Machado de Assis (Sérgio di Paula) e Arthur Azevedo (Anselmo Fernandes).

Fim do Projeto Música no Solar

O conjunto de música renascentista Tritonus se apresenta nesta quinta-feira, às 20 horas no Solar do Jambeiro, encerrando o projeto Música no Solar.

Encontro no Solar do Jambeiro

Ricardo Cravo Albin falará sobre a mulher na música brasileira tendo o cantor Carlos José como "ilustrador". Ao final serão sorteados vários prêmios inclusive uma lindíssima joia doada por Marieta Grand.

22/09/1981

Solar do Jambeiro, a própria Casa Grande

"Este Solar que os admiráveis Falkenberg vêm conservando com tanto carinho, é um desafio a todos os brasileiros de hoje, pois não pertence ao Estado do Rio de Janeiro e, sim, ao Brasil total"

10/08/1984

O Solar do Jambeiro vai se transformar em Centro Cultural

É o Solar do Jambeiro, já chamado de Palacete Bartholdy, na Rua Presidente Domiciano, 195, cuja grade verde chama a atenção de todos que tentam, através das árvores, desfrutar pouco da paz local.

11/02/1985

Os bons tempos voltaram com o projeto Pró-Niterói no Solar

As atividades desenvolvidas pela entidade terão sempre a renda revertida para projetos de fim socioculturais. O primeiro sarau no Solar, por exemplo, terá a renda destinada à restauração dos quadros de Ari Parreiras.

21/04/1986

O Solar do Jambeiro, por Marcos Almir Madeira

Minha capacidade de admirar estendia-se à família, notadamente na Senhora Bartholdy, cortez e corada, invejável naquele seu ar de sanidade, bom vinho e belos modos. Uma senhora integral: de chapéu e luvas.

27/04/1986

Bandeira e Parreiras unidos no Solar do Jambeiro

E melhor local para homenageá Bandeira não poderia haver, senão no Solar do Jambeiro, como definiu Gilberto Freyre: "sensível às belezas de seu passado, sob forma das casas grandes maternamente brasileiras".

05/05/1986

Inezita Barroso canta folclore no Solar do Jambeiro

Toda a renda do evento, que tem o apoio da Prefeitura de Niterói, será revertida para a criação do acervo de arte popular brasileira do Pró-Niterói, movimento cultural da cidade presidido por Lúcia Falkenberg.

Parreiras no Solar do Jambeiro: 100 anos depois no mesmo local

Serão expostos 25 quadros - nunca antes reunidos - de autoria do pintor, hoje pertencentes a colecionadores particulares e ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes.

17/10/1987

Os Tesouros de um belo Solar

O muro alto impede que os mais curiosos desvendem o mistério da casa centenária, quase escondida pelas árvores, com azulejos portugueses da segunda metade do século XIX.

18/10/1987

Solar do Jambeiro, o tempo preservado em muita beleza

No momento, sob o patrocínio do Moinho Fluminense, comemorando 100 anos de atividade, acontece a exposição de 100 quadros do pintor Antônio Parreiras

01/11/1987

Solar do Jambeiro mostra no sábado a "Arte Popular"

Além da exposição que estará aberta ao público até o dia 20, a Fundação estará promovendo também no Solar do Jambeiro diversas atividades paralelas, a serem confirmadas.

Solar do Jambeiro tem ceia e presépios

Em 1986, a coleção de Dona Clotilde, de 2.000 peças, foi comprada pelo Pró-Niterói, que expôs durante toda esta semana 40 dos grupos mais significativos, como parte da programação de Natal do Solar.

19/12/1987

Solar do Jambeiro, uma viagem ao passado

Em 1860, o português Bento Joaquim Alves Pereira mandou construir o Solar para quando viesse morar no Brasil com a família, este já estivesse pronto.

27/12/1987

O Solar das Artes

Em novembro, o Solar do Jambeiro reabre os seus pesados portões para o público. Está não é uma noticia qualquer. Com ele, Niterói volta a contar com um espaço cultural importante e, acima de tudo, especial.

09/10/1988

Solar do Jambeiro: quem dá mais por uma paraíso verde?

Tombado pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) em 1974, a casa e o terreno terão o lance inicial de Cz$ 750 milhões, sendo que os objetos do interior serão leiloados em separado.

03/12/1998

Um Solar para a Cultura

Mais uma vez a ilustre proprietária do Solar do Jambeiro, a historiadora Lúcia Figueira de Melo Falkenberg, vai tentar transformar os seus oito mil metros quadrados de área verde em um grande centro cultural.

06/12/1988

Solar do Jambeiro: Mensagem de Natal

Com a apresentação de fotos, objetos, mobiliários, música e, inclusive os primeiros carros movidos a motor, tudo dentro de um cenário por si mesmo autêntico deste saudoso período.

24/12/1990

Harpista Cristina Braga faz concerto no Solar do Jambeiro

O evento faz parte da programação da Fundação Cultural Avatar e trará no repertório solos como "Prelúdio", de Alberto Nepomuceno, e "Ciranda", de Francisco Mignone.

21/06/1991

Sonatas medievais ecoam experiência no Jambeiro

O trio formado por músicos com experiência coral e cameristica, valoriza as obras para canto e alaúde, passeando pelos vários solos da música clássica.

16/09/1993

Som barroco do Atempo, no Solar do Jambeiro

O grupo é formado por Elizete Bernabé (flauta doce/voz), Lucia Rabelo (flauta doce/voz) e Leonardo Louredo de Sá (alaúde/voz).

23/09/1993

Solar do Jambeiro recebe as flores enigmáticas de Stela

A experiência poderá ser conferida até o dia 23 de outubro de 1993 no Solar do Jambeiro, em São Domingos, em vários horários. A artista prometeu ainda demonstrar sua técnica em verdadeiros happenings.

Até 23/10/1993

Mozart é a atração de hoje no Solar

O grupo já se apresentou, com sucesso, em diversos estados. Acompanhando a nova onda de música antiga que invadiu Niterói.

28/10/1993

Os cupins tomam conta do Solar do Jambeiro

O secular Solar do Jambeiro é um retrato típico de uma época de luxo e extravagância, mostrando um período em que predominavam as turbulências da transição do regime monárquico para o republicano.

02/02/1994

Solar do Jambeiro: Vende-se um patrimônio

Construído a partir de 1872 por um empresário português, a obra foi concluída pelo cônsul-geral da Dinamarca, George Bartholdy, em 1878, que pretendia viver ali o restante de seus dias.

25/04/1996

O Solar do Jambeiro agora é patrimônio de Niterói

O decreto número 7611/97, de desapropriação da casa, foi assinado pelo prefeito Jorge Roberto Silveira na terça-feira passada, 12 de agosto de 1997, e publicado no Diário Oficial no dia seguinte.

18/08/1997

O Solar do Jambeiro será Restaurado

O prefeito não confirma se instalará seu gabinete no Solar Jambeiro, que, com seus 20 cômodos, seria utilizado para a realização de festas, o que teria antecipado a decisão pela desapropriação.

20/08/1997

Solar do Jambeiro viverá um novo tempo

O belo Solar do Jambeiro que, no passado, foi palco de saraus, festas de alta sociedade, encontros culturais e até mesmo de produções televisivas, está prestes a retomar o glamour que marcou seus salões no início do século.

29/08/1997

Projetos restauram a História de Niterói

Enquanto o MAC serve de referencial para tudo o que é contemporâneo em Niterói e aponta para o futuro, o Solar do Jambeiro deve se transformar no símbolo do passado.

22/11/1997

Em Niterói, celeiro de memória, restauradores ganham destaque

Hoje sob a responsabilidade de especialistas, que unem conhecimentos técnicos e artísticos, a restauração durante vários anos foi realizada por pintores e profissionais afins.

23/12/1997

Obras do Solar do Jambeiro estão adiantadas

Para realizar restaurações de grande porte, como a do Teatro Municipal e a do Solar do Jambeiro, Cláudio Valério reuniu e treinou vários profissionais: Arquitetos e historiadores, e um grupo de artífices.

22/11/1999

Presentes de grande valor histórico

Os trabalhos de restauração tiveram a coordenação de Cláudio Valério Teixeira, presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e coordenador do Núcleo de Restauração do Teatro Municipal.

11/11/2001

O Solar do Jambeiro será reaberto amanhã

No dia em que completa o seu 428° aniversário, a cidade de Niterói também comemora a reabertura de uma das suas construções de maior valor histórico e arquitetônico: o Solar do Jambeiro, em São Domingos.

22/11/2001

Solar do Jambeiro é reaberto ao público

Após três anos e meio de reformas que consumiram 4 milhões de reais, o Solar do Jambeiro foi reaberto, anteontem, com uma festa para cerca de 1500 convidados.

24/11/2001

Solar do jambeiro: O paisagismo de Eduardo Lins

A natureza nos proporciona a beleza das plantas e flores, mas somente um profissional especializado é capaz de usá-las para criar um ambiente harmonioso.

01/12/2001

Solar detalha, em mostra de Zalmir Gonçalves, sua restauração

Dividida em módulos, a mostra reúne fotos de Zalmir Gonçalves, com direito à vídeo-documentário, consultas ao CD ROM do projeto em terminais de computador e vozes dos operários que participaram dos trabalhos.

Aberto às Artes, Solar exibe obra de Hilda e Quirino Campofiorito

Niterói vai abrir espaço para as criações do século XIX e início do XX. Ao lado da construção assina da por Oscar Niemeyer, o Solar do Jambeiro será uma referência para as artes plásticas.

17/02/2002

Arte brasileira sobre papel é destaque no Solar do Jambeiro

A cada corredor da mostra, um verdadeiro descortinar de artistas de dois séculos passados, estarão saltando aos nossos olhos figuras de nus feminino e masculino, paisagens, aquarelas, estudos de academia e anatômico.

'Música e Patrimônio' de volta ao Solar com Longa Florata

Solar do Jambeiro recebe, hoje à noite, o grupo Longa Florata com seu repertório baseado em obras da Idade Media e do Renascimento.

A história de Fausto em temporada no Solar do Jambeiro

Em Fausto, Goethe põe em xeque questões humanas como a soberba, a luxúria e, principalmente, a relação "Deus e Diabo".

Testemunha do Rio Antigo, a obra das Irmãs Vasco entra em cartaz no Solar

A mostra reúne 60 trabalhos em pequenas dimensões que retratam a natureza quase intacta do começo do século XX. São paisagens dos bairros de Botafogo, Leme, Leblon e Copacabana.

Vida de Luperce Miranda em livro e exposição no Solar

morando o centenário do músico Luperce Miranda, a pesquisadora Marília Trindade Barboza lança no Solar do Jambeiro, o livro "Luperce Miranda, o Paganini do Bandolim".

Biografia de um talento é lançada no Solar do Jambeiro

Editado pela Niterói Livros, Lauro Gomes de Araújo lança o livro "José Tobias: Um Canto Brasileiro", hoje no Solar do Jambeiro.

Obras de Aluizio Valle no Solar do Jambeiro

Segundo o curador, a exposição não pretende abranger o conceito de uma retrospectiva completa do artista. "Aluizio Valle não pode e nem deve continuar a ser considerado um artista de menor importância.

CD-Rom 'Nos Tempos de Nictheroy' é lançado no Solar do Jambeiro

Fundação de Arte de Niterói lança, hoje, CD-Rom com imagens e textos históricos

Solar do Jambeiro apresenta exposição com visão francesa dos latinos

A mostra é composta por 50 fotografias em preto e branco de países latinos, elaboradas pelo fotógrafo francês, baseadas nas histórias do escritor Yves Rouquette.

Andrelou Vallarelli revela as ruas de Paris no Solar do Jambeiro

Três viagens a Paris fizeram o fotógrafo Andrelou Vallarelli produzir belas fotos sobre o cotidiano do povo parisiense. O resultado deu vida à mostra "Les gens de Paris", com 66 fotos.

Solar do Jambeiro apresenta a obra do fotógrafo Manoel Fonseca

Começa neste 25 de maio de 2006, às 19 horas, a exposição de fotografias e aquarelas do fotógrafo Manoel Fonseca, no Solar do Jambeiro, em São Domingos.

Joias inspiradas em povos imigrantes em destaque no Solar do Jambeiro

A proposta é contar a participação dos estrangeiros na formação da cultura brasileira através da apresentação de 28 objetos de prata.

Exposição no Solar do jambeiro mostra a paixão de 3 artistas pela água

Olhos leigos enxergam oceanos e rios somente como uma imensidão azul. Não é o caso do francês Jean-Claude Martinez, do alemão Sven Hoffmann e do niteroiense Mauricio Seidl.

O pintor Oswaldo Teixeira recebe homenagem no Solar do Jambeiro

Grafite, carvão, creiom, sépia, sanguínea, pastel, lápis de cor, nanguim, retratos nus femininos e masculinos, estudos da anatomia humana, além de objetos pessoais, estão entre os trabalhos exibido.

No Solar do Jambeiro, joias contam a história do país e do Rio

A diversidade e as belezas representadas pelos estudiosos estrangeiros são referências na criação das peças expostas no Solar.

Luiz Badia expõe 'Pop Irreal' no Solar do Jambeiro

Com curadoria de Rafael Vicente e mostrando pinturas em grandes formatos, o Solar do Jambeiro abre suas portas com a exposição Pop Irreal, do artista plástico Luiz Badia.

Exposição no Solar mostra Niterói Ontem e Hoje (1908-2008)

Exposição fotográfica no Solar do Jambeiro mostra mudanças em cenários da cidade entre 1908 e 2008.

Música Antiga da UFF no Solar do Jambeiro

Utilizando-se de instrumentos musicais de época, o Música Antiga da UFF se propõe a fazer a reconstituição deste repertório, recriando não apenas a música, mas todo o contexto histórico da Idade Média dos Carmina Burana.

"Luís Antônio Pimentel - 100 anos em Foco", exposição no Solar do Jambeiro

Com a curadoria de Paulo Roberto Cecchetti, a mostra é uma retrospectiva da vida e obra deste jornalista e poeta, que no dia 29 de março de 2012.

Solar do Jambeiro apresenta exposição "Ateliê Jo Grassini - Coletiva 2012"

São 15 artistas que criam seus trabalhos dando forma a argamassa na pureza da inspiração para, então, transformá-la em significativa peça de arte.

A exposição itinerante Imagem e Matéria, em exibição no Solar do Jambeiro

A exposição, reunindo trabalhos de artistas expressando-se em diferentes meios, tem como diretriz conceitual o trânsito entre matéria e imagem, suas eventuais insinuações e trocas de lugares.