Após realizar uma turnê de sucesso na Europa, apresentando-se na Inglaterra e em Portugal ao lado da pianista Talitha Peres, a soprano Magda Belloti brinda o público de Niterói com uma nova apresentação, desta vez, acompanhada pelo violonista Wagner Meirelles. O recital será realizado no dia 18 de maio, domingo, às 17h, no Solar do Jambeiro, com entrada franca. A distribuição de senhas será feita a partir das 16h30.

No repertório, a dupla vai interpretar uma seleção de canções que marcaram a carreira de Magda Belloti ao longo de quase duas décadas, como as "Siete Canciones Populares Españolas" (El Paño Moruno / Seguidilla Murciana / Asturiana / Jota / Nana / Canción / Polo), de Manuel de Falla, "Amor em lagrimas", de Cláudio Santoro e Vinicius de Moraes, "Melodia Sentimental", de H. Villa-Lobos e Dora Vasconcellos, a "Cantilena das Bachianas Brasileiras nº5", de H. Villa-Lobos, entre outros.

Sobre os artistas...

Clique para ampliar.
Magda Belloti (soprano) - Natural de Niterói, o soprano Magda Belloti começou cedo a cantar baladas e rock, antes de enveredar pela música erudita. O que aconteceu, a partir da vontade de se aperfeiçoar e das primeiras aulas de Teoria e Percepção Musical com a professora Isis Figueira Machado e que a levou a se dedicar profundamente à arte que escolhera como profissão, tendo ao longo de seus estudos vários orientadores renomados, como Maria Lúcia Godoy e Nelson Portella, graduando-se finalmente em Canto pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário - RJ.

?Interpretando diversos papéis de destaque em montagens de óperas no Rio de Janeiro e também se apresentando em espetáculos diversos, Magda desenvolve intensa atividade operística e camerísta, ganhando o respeito do público e da crítica especializada. Em 1992 foi laureada com o 1° lugar no VI Concurso Nacional Villa-Lobos, realizado em Vitória (ES). Em 1994, integrou o elenco da ópera Carmen, de Bizet, apresentada no antigo Metropolitan (Barra da Tijuca - RJ), sob a regência do húngaro Tamas Pall.

Em 2005, lançou seu primeiro CD - "Paisagens Musicais" - interpretando, entre as 15 canções, 11 inéditas dos compositores Sérgio Bittencourt-Sampaio, Alberto Costa e Francisco Braga, em duo com a pianista Talitha Peres. Sua preocupação com a música brasileira, aquela que transita entre o erudito e o popular, entretanto, vem desde 1997, com espetáculos versando sobre músicos e poetas nacionais, canções brasileiras pouco conhecidas e também grandes clássicos da MPB.

Em abril de 2011, recebeu o prêmio Melhores do Ano de 2010, como Melhor Cantora Lírica, e em abril de 2012 recebeu o prêmio de Intelectual do Ano de 2011 (pelos projetos realizados), ambos concedidos pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina - Seção Brasil, indicada pelo Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. E em abril de 2013, recebeu o título de "Hors Concours", concedido pela mesma instituição.

Clique para ampliar.
Wagner Meirelles (violonista) - Mestre em Práticas Interpretativas e bacharel em Violão com licenciatura plena em Música, Meirelles é professor e recitalista há mais de 20 anos. Como instrumentista, atua como solista e camerista desde 1995 no projeto mini-concertos didáticos (AAMVL/Petrobras), onde realiza recitais didáticos, atendendo ao público em geral e alunos e professores das redes pública e particular de ensino. Além de realizar várias apresentações em salas de concerto, dentro e fora do Estado do Rio.

Desde seu primeiro recital, realizado no Teatro municipal de Niterói com apenas 13 anos, Wagner Meirelles é convidado a participar de significativas produções violonísticas, com destaque para a gravação do CD da Orquestra de Violões do Rio de Janeiro (2001), sob a direção de Turíbio Santos; homenagem da Academia Brasileira de Música a Radamés Gnátali; homenagens a Luiz Gonzaga da Silva e a Marcos Allan (Teatro municipal de Niterói e Museu Villa-Lobos); participação em documentário realizado pela MULTRIO, sobre a vida e obra de Heitor Villa-Lobos; e participação no Festival "Violão na UFRJ: 30 anos".

Como pesquisador, tem se destacado pela divulgação da obra do compositor Luiz Gonzaga da Silva, tendo como resultados mais expressivos a realização dos primeiros registros fonográficos desse compositor (CD "Violão Brasileiro por Wagner Meirelles" e CD "Fazendo Música", ambos produzidos pelo selo Niterói Discos) e do primeiro livro de suas partituras, intitulado "O violão do Gonzaga", lançado pela editora da Universidade Federal Fluminense (EdUFF), e na primeira dissertação sobre o compositor: "Gonzaga e o violão, do cangaço à universidade" (UFRJ/2009).


Serviço

Magda Belloti e Wagner Meirelles no Solar do Jambeiro
Data: 18 de maio, domingo
Horário: 17h
Classificação indicativa: livre
Lotação: 70 pessoas
Entrada Franca (A distribuição de senhas será feita a partir das 16h30)

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222

Tags:






Publicado em 02/05/2014