Clique para ampliar.
O Solar do Jambeiro abre as portas para o público apreciar a exposição "Corte Cortes" de Angelo Marzano, de terças a domingos, de 10 de junho a 31 de julho, das 10h às 18h. A abertura acontece na segunda-feira, 09 de junho de 2014, às 20h. A exposição reúne uma série de obras com técnicas e materiais variados, em que o artista trata a ideia de corte enquanto escritura e produto da ação de um corpo, gesto que iguala desenho, escrita e objeto.

O mineiro de Belo Horizonte, Angelo Fiungo Marzano, é pintor, gravador, desenhista, professor e curador. Iniciou seus estudos por volta de 1976, na Escola Guignard, onde se especializou em litografia com Lótus Lobo. Foi professor da Escola de Artes e Ofícios de Contagem, em Minas Gerais, sob a direção de Amilcarde Castro, entre 1983 e 1985. Deu aulas também nos Festivais de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Em 1988, foi convidado para o Projeto Macunaíma, realizado no Rio de Janeiro, pelo qual ganha a Bolsa Ivan Serpa, patrocinada pelo Instituto Nacional de Artes Plásticas da Funarte.

Suas pinturas contêm referências aos contemporâneos Joseph Albers, KasimirMalévitch, PietMondrian, Paul Klee, Constantin Brancusi e Pablo Picasso. Realizou algumas exposições que remetem a esses artistas, como a realizada com o poeta-tipógrafo Guilherme Mansur, denominada Mandala Mandela Malévitch. Em 1997, participou da Mostra Internacional de Curta Metragem de São Paulo e do Festival de Cinema de Cuba, onde apresentou o filme Pão de Açúcar atravessura do olhar.




Tags:






Publicado em 30/05/2014