Dia 18 de junho, quarta-feira, às 19h, o projeto Arte na Rua apresenta no Solar do Jambeiro, a violonista Tita Avendaño em seu espetáculo "Concerto de Violão Latino-Americano". A musicista chilena, radicada em Niterói, traz para o Solar um repertório de clássicos do continente sul-americano compostos especialmente para o violão e gravados por ela em seu terceiro CD, "Guitarra Clássica Latinoamericana".

Nascida em Santiago do Chile, Tita Avendaño começou seus estudos de violão aos 9 anos sob direção da Prof. Eugenia Rodríguez. Mais tarde cursou Belas Artes na Pontificia Universidade Católica do Chile, titulando-se em 1992 com menção honrosa. Em 1994 radicou-se em Barcelona, Espanha, onde continuou seus estudos com os violonistas e compositores José Ignacio López e Eduardo Martín.

Em 1995 Tita fez sua primeira gravação com um repertório espanhol e latino-americano, e em 1997 editou seu primeiro CD com selo Gemecs, de Barcelona, interpretando obras de autores espanhóis como Isaac Albéniz, Enrique Granados, Manuel de Falla, Francisco Tárrega e Joaquín Rodrigo.

Em 1999 gravou seu segundo CD com o selo Atzavara, de Barcelona, com um repertorio latino-americano onde inclui obras de compositores como Leo Brouwer, Antonio Lauro, Agustín Barrios Mangoré, Egberto Gismonti e Jorge Cardoso. Em 2009 gravou seu terceiro CD de música latino-americana interpretando peças de compositores reconhecidos como Antonio Lauro, Garoto, Egberto Gismonti, Sergio Assad e Juan Falú, e também de jovens autores que experimentam a fusão de linguagens modernas e universais com as raízes de seu próprio país, como Chicoria Sánchez (Chile), Rogério Souza (Brasil), Quique Sinesi (Argentina) e Eduardo Martín (Cuba).

Clique para ampliar.
Em 2010 gravou seu primeiro DVD a partir de uma apresentação feita na sala Baden Powell, no Rio de janeiro, dentro do ciclo "guitarrísimo' organizado pelo Instituto Cervantes do Rio de Janeiro. Em 2012 foi convidada pelo famoso violonista argentino Juan Falú para participar no festival de violão "Guitarras del Mundo", numa turnê pela província de Buenos Aires, apresentando seu repertório latino-americano.

Atualmente se dividindo entre o Chile, Espanha e o Brasil, Tita já se apresentou em diversos países como Estados Unidos, Uruguai, Alemanha, França, Japão, Portugal, Argentina e Luxemburgo. Tem participado de workshops de grandes mestres do violão como Alirio Díaz, Leo Brouwer, John Duarte, Eduardo Egüez, Álvaro Pierri, entre outros.

O 'Arte na Rua' é um circuito de programações promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). Esse projeto faz parte do nosso compromisso de transformar nossa cidade, na cidade da Cultura!


Repertório

Mirándote de Eduardo Martín
Xaranga do vovô de Celso Machado
Danza Paraguaya de A. Barrios Mangoré
Carnavalito de Guillermo Rizzotto
Y se escucha el rio de Guillermo Rizzotto
Un dia de Noviembre de Leo Brouwer
Inevitable de Eduardo Martín
El Marabino de Antonio Lauro
Angostura de Antonio Lauro
Carora de Antonio Lauro
Lavapiés de Juan Antonio Sánchez
El plazo del ángel de Juan Antonio Sánchez
Tonada por despedida de Juan Antonio Sánchez
Raimundín de Juan Antonio Sánchez


Serviço

Tita Avendaño - Projeto Arte na Rua
Data: 18 de junho, domingo
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Lotação: 70 pessoas
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222

Tags:






Publicado em 30/05/2014

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...