O projeto Arte na Rua, em sua agenda mensal no Solar do Jambeiro, recebe nesta quarta-feira, 16 de julho de 2014, o guitarrista Dino Rangel com o espetáculo "O Choro do Tom". Com esse repertório, Dino procura mostrar a importância dos choros compostos por Tom Jobim e as referências que essas composições trazem das obras de Debussy, Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha.

Composições de extrema beleza com abordagens contemporâneas, ritmicamente sincopado, repleta de arranjos e improvisações, divulgando assim, a obra menos citada do compositor. Acompanham Dino, Renato Massa (bateria) e Ney Conceição (baixo acústico).

Aluno de Sergio Benevenuto e Yan Guest, o guitarrista logo foi estudar em Nova York tocando com grupos brasileiros e aprendendo com renomados guitarristas de jazz. Em 1991, regressa ao Brasil, dando início à carreira profissional. Excursionou por vários países da Europa com o grupo Brasiliana. Participou de shows e gravações com Guinga, Léo Gandelman, Arthur Maia, Gilson Peranzzetta, Fred Martins, Marvio Ciribeli, Beth Bruno, Ednardo, Baby do Brasil, Ithamara Koorax, Marcel Powell entre outros.

Em 2001, participou do CD "Jazz From Brasil", compilação do jornalista e produtor Arnaldo DeSouteiro, com a faixa "Antígua" (Tom Jobim), junto de Eumir Deodato, Cláudio Roditi e Ithamara Koorax. Lançado no Japão, Europa e EUA, o disco foi indicado para o Grammy como melhor álbum Latin Jazz.

Participou da compilação do 6º "Compasso, Samba & Choro" (2003) da gravadora Biscoito Fino. Foi selecionado em 2º lugar no edital da Niterói Discos (2006) ao lado de Ronaldo do Bandolim, Rogério Souza e Luiz Alves para gravar seu 2° CD solo. Faz uma série de shows de lançamento do cd "Partir...Voltar" (2008/2009).

Como professor de guitarra participou da 29ª oficina de música de Curitiba (2011), oficina de música Sesi Uberaba e Oficina de música e prática de conjunto no festival de jazz de Guramiranga (2013). Ainda em 2011 excursionou com a cantora Ithamara Koorax, tour que prosseguiu no ano seguinte. Em 2012, participa do grupo do trompetista alemão Uli Beckerhoff e também da temporada brasileira do grupo Australiano The View From Madeleines Couch.


Serviço

"Choro do Tom", com Dino Rangel - Projeto Arte na Rua
Data: quarta-feira, 16 de julho de 2014
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Lotação: 70 pessoas
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222

Tags:






Publicado em 08/07/2014