No dia 19 de julho, sábado, às 17h, tem lançamento do livro "Dona Maricotinha", de Anabelle Loivos, uma homenagem poética de uma sobrinha, já adulta, às suas memórias infantis com sua querida tia Maricotinha.

"Dona Maricotinha surgiu das inúmeras imagens da mulher do interior fluminense que eu fui, que eu sonhei, a partir de tantas outras que antes. Na verdade, Dona Maricotinha é uma homenagem enviesada a uma mulher em especial, uma minha tia-avó que era uma baita contadora de histórias e, ademais, uma personagem completa.

Na costura sua de cada dia, ela inventava moldes, preparava noivas, tecia mandingas (sem que o padre o soubesse, é claro), pra felicitar o matrimônio de outrem - pois que o seu nunca houve. Viveu aí uns bons oitenta e poucos anos, perpassando dois séculos-memória, o XX e o início do XXI... Longevidade que lha permitiu espiar muito, expiar em igual medida. Qual o quê? A tia marcou uma cidade (a minha Cantagalo) e uma época (que não é minha, mas que sinto como se fosse...).

Esta é a Dona Maricotinha. Esta é a Dedé (tia Maria José Loivos, a mulher dos vestidos de noiva). Maricotinha é eu."


Serviço

Gênero: Literatura
Lançamento do livro: 'Dona Maricotinha'
Data: sábado, 19 de julho de 2014
Horário: 17h
Classificação indicativa: livre
Lotação: 50 pessoas
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222

Tags:






Publicado em 08/07/2014