Lamentamos informar que o artista sofreu uma pequena cirurgia, nada grave, mas foi necessário cancelar o evento. Nova data será agendada em breve.



O violonista e compositor Francisco Frias é a atração de agosto, do "Palco Niterói Discos". O músico apresenta, na quarta-feira, 13, às 19h, no Solar do jambeiro, a sua mais nova obra "Sonhando o Brasil" gravado pelo Selo Niterói Discos.

Francisco Frias tem uma carreira repleta de performances em inúmeras cidades brasileiras e em países como Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Aclamado por Turíbio Santos e Guinga, que fazem a apresentação de "Sonhando o Brasil", Francisco é dono de um estilo vigoroso e expressivo, e de um fraseado extremamente articulado e repleto de sutilezas. Sua vocação de compositor e arranjador, por outro lado, vem conquistando um público cada vez diversificado, através da fusão de estilos que passam pela sofisticação da música erudita, pela música popular brasileira, pelo jazz, e pelas novas experiências da música contemporânea.

Master of Music pela University of Miami Frost School of Music – USA, e Bacharel em Violão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é professor do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, onde no Departamento de Difusão Cultural dirigiu a Divisão de Música e criou O “Grupo de Violões da UFF”. Francisco foi também Spalla da “Orquestra de Violões do Rio de Janeiro” e Semifinalista do Concurso Internacional de Violão Villa-Lobos.

Clique para ampliar
Em sua carreira destacam-se o trabalho em duo, desde 1987, com o violonista Turíbio Santos, e participações em festivais internacionais como: o International Festival of Youth Orchestras and Performing Arts (Aberdeen-Escócia e Londres), Toronto International Guitar Festival (Canadá) e Festival Miami (USA).

Como compositor, instrumentista e arranjador realizou trabalhos para as gravadoras CBS, EMI, Polygram, e Rede Globo de Televisão, assim como uma extensa participação em projetos significativos da nossa música erudita e popular.


"Rio, devaneio, desvario, de vareio, de voleio, do jeito que vier ele traça! O violão de Francisco Frias (nosso Bolinha) é que transborda o Rio de Janeiro. Em tempo de apagão ele nos ilumina e faz chover: virtuoso da cabeça aos pés. Sua música tem o seu temperamento, é cheia de energia, sinuosa, instigante e ao mesmo tempo desafiante, plena de firulas maquiavélicas onde se confundem a bola e o jogador. Palmas para esse negro branquelo, cacique de Ponta Negra, a quem o violão se submete sem nenhuma subserviência, apenas por prazer." Guinga


"Sou suspeito para falar ou escrever sobre Francisco Frias. Meu parceiro há muitos anos em espetáculos e gravações. Pois eu permaneço suspeito mas com uma diferença: agora existe um CD, muito esperado do Francisco, ou do Zé, como sua mãe carinhosamente o chama, ou do Bolinha, como é popularmente conhecido. Pois bem, agora posso encher a boca e dizer, com o apoio deste disco: o Francisco é um supercampeão do violão e do coração. E quem tiver dúvidas, ouça com atenção este CD. Ficarei bem menos suspeito!" Turíbio Santos

Francisco Frias faleceu em Niterói no dia 02 de maio de 2019.


Serviço

Palco Niterói Discos
Show: Francisco Frias
Data: 13 de agosto, quarta-feira
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222

Tags:






Publicado em 05/08/2014

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...