Inspirado na obra "O Balcão", do francês Jean Genet, o Solar do Jambeiro apresenta o espetáculo "DeFlora-te", todos sábados de 09 de agosto a 18 de outubro, sempre às 19h. A peça é um aprofundamento da pesquisa do Teatro Sinestésico, desenvolvida e idealizada pela atriz e diretora Gabriela Linhares.

Um teatro de sensações em que o espectador se vê no centro da ação, saindo da passividade comum, a peça volta aos palcos em Niterói após temporadas de sucesso em São Paulo e Rio de Janeiro.

Ambientado em um "prostíbulo intelectual", o texto poético, sensual e envolvente de Gabriela Linhares pode ser classificado como uma "orgia aos sentidos". A encenação ritualística procura despir a hipocrisia apresentando uma crítica sociopolítica, banalizando fantasias reprimidas em uma luta entre o sagrado e o profano.

O resultado é uma celebração com som, cor, gosto e cheiro, que acontece em diferentes ambientes de uma casa - chamada "Casa de Ilusões".

"Uma orgia para os sentidos", a Companhia Duplô é um núcleo de pesquisa do trabalho do ator. Inaugurada em 2001, vem realizando espetáculos de grande sucesso de público e crítica. Com uma diretriz Artaudiana, a Cia Duplô dedica-se ao teatro contemporâneo com um forte trabalho corporal e ritualístico.

Foto de Thiago di Nazaré. Clique para ampliar.
O Ritual - Na compra do ingresso o público recebe regras para fazer parte do jogo. A peça inicia com um prólogo em frente à casa e a platéia de apenas quarenta pessoas é convidada a penetrar na Casa de Ilusões, onde só poderá caminhar descalça.

As pessoas entrarão no cenário dividindo o espaço com as personagens, suas histórias e seus conflitos. Em determinado momento terão os olhos vendados para maior percepção, aflorando os outros sentidos e criando em suas mentes sua história individual. Passeando por corredores, chegarão a um jardim onde outras cenas serão realizadas.

Conduzidos à sala principal, serão surpreendidos por uma ceia afrodisíaca, com direito a degustação de vinhos importados e chocolates, entre outras delícias, neste momento será proposto um brinde aos apoiadores citando o nome de todas as empresas parceiras.

Regras – Assim que compram o ingresso, os espectadores são orientados sobre algumas regras para participar do “jogo”. O público deve chegar a casa pontualmente para o prólogo; comparecer com calçado fácil de retirar, bem como roupas que permitam sentar-se no chão; não trazer bolsas grandes ou outros pertences que impossibilitem o passeio pelo espaço e não retirar a venda dos olhos antes do comando.

Foto de Thiago di Nazaré. Clique para ampliar
A Companhia - A Companhia Duplô é um núcleo de pesquisa do trabalho do ator. Os principais espetáculos (Traição e Deflora-te) tiveram enorme sucesso de público e crítica, chamando a atenção da mídia e recebendo indicações dos principais jornais do Rio de Janeiro e São Paulo, das revistas Veja e Bravo. Mereceu ainda destaque em programas de diversas emissoras de televisão, salientando-se entre eles o Programa do Jô, da Rede Globo. Idealizado e dirigido pela atriz Gabriela Linhares a Cia. Duplô comemora 10 anos de sua estreia nos palcos.

Curiosidades de DeFlora-te - Em São Paulo professores de filosofia da USP levavam seus alunos para assistirem a peça e discutir em aula as relações colocadas em cena, as fantasias e as histórias criada por cada aluno enquanto permaneciam vendados. As pessoas voltavam inúmeras vezes para descobrir e entender os signos utilizados em cena, mas o “recorde” pertence a uma espectadora, que assistiu ao espetáculo 12 vezes em SP. Na primeira temporada de Deflora-te no Rio de Janeiro, em 2005, um rapaz perdeu os limites e colocou o pênis para fora da calça em enquanto estava vendado. Acabou sendo retirado do local. Rendendo uma ótima matéria no jornal O Globo. Na temporada de 2007, uma jovem enciumada, desfez o noivado durante o espetáculo, com escândalo que foi parar nos jornais. DeFlora-te por sua originalidade e ousadia, acumulou inúmeras entrevistas, incluído uma matéria para uma revista Suéca.


Serviço

Gênero: Teatro
DeFlora-te
Data: Todos os sábados, de 09 de agosto a 18 de outubro
Horário: 19h
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 120min
Lotação: 60 pessoas
Preços: 40,00 Inteira/ 20,00 meia

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222

Tags:






Publicado em 05/08/2014

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...