Na sexta-feira, dia 29 de agosto, às 20h, vai rolar o II Ciclo de Leitura Dramatizada Atacen - Os Comediógrafos, no Solar do Jambeiro. O texto escolhido para esse mês é "Tipos da atualidade" (1862), comédia de França Júnior mais conhecida como "O Barão de Cutia", graças à extrema popularidade do personagem do mesmo nome. Terceira peça escrita por França Júnior, "Tipos de Atualidade" conta a história de um fazendeiro rico que uma viúva interesseira. deseja ardentemente ter por genro. Direção de Ricardo Silva.

Dando à peça o título "Tipos da atualidade", o autor faz da mediocridade e do interesse as molas-mestras das relações interpessoais na sociedade fluminense de então. Utilizando-se de enredos aparentemente anedóticos, França Júnior fez de suas comédias pequenas caricaturas de aspectos variados do cotidiano e da família fluminense.

Importante como painel crítico do Rio de Janeiro no fim do século, a obra de França Júnior reforça a tradição cômica do teatro brasileiro e se caracteriza pela agilidade das falas curtas, das peças em um ato, com linguagem coloquial, jogo cênico rápido, ambigüidades e grande noção de ritmo teatral.

O carioca Joaquim José de França Júnior (1838 - 1890) foi um advogado, dramaturgo, jornalista e pintor brasileiro. Cursou humanidades no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e formou-se em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1862. Exerceu a advocacia na capital paulista chegando a ser nomeado secretário de governo do presidente daquela província da Bahia.

Por volta de 1880 retorna ao Rio de Janeiro e aprende a desenhar com o aquarelista alemão Benno Treidler. Entusiasmado com a descoberta da nova arte, frequenta como assistente a Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionava Georg Grimm. Depois de um período nas artes plásticas, passou a concentra-se na sua vocação jornalística e literária. Escreveu diversas comédias teatrais que alcançaram enorme sucesso popular.

O sucesso de suas comédias e a repercussão de seu nome como jornalista de importantes periódicos da segunda metade do século XIX, revela-nos que, em sua época, França Junior era um nome bastante conhecido na sociedade carioca.

O projeto Ciclo de Leitura Dramatizada iniciado há 5 anos pelo Fórum de Artes Cênicas de Niterói, atualmente realizado pela ATACEN, proporciona à cidade de Niterói e arredores o contato e acesso a textos importantes de grandes autores do teatro brasileiro e mundial. Com leituras produzidas e encenadas pelos melhores profissionais atuantes na cidade. 


Serviço

Gênero: Leitura Dramatizada
"Tipos da atualidade", de França Júnior
Data: Sexta, 29 de agosto de 2014
Horário: 20h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Lotação: 70 pessoas
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222







Publicado em 01/08/2014