Uma parceria do Solar do Jambeiro com a Orquestra de Cordas da Grota faz justa homenagem a César Guerra-Peixe, grande músico e compositor brasileiro em seu centenário, no projeto Sarau no Solar, no Solar do Jambeiro, domingo, dia 07 de setembro de2014, às 17h.

Para lembrar e homenagear o artista múltiplo César Guerra-Peixe (1914-1993) que, em 2014, completaria 100 anos, a série Guerra-Peixe promete surpreender a plateia. Nascido em Petrópolis, César trabalhou no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo. Atuou como instrumentista, compositor, orquestrador e professor. Deixou inúmeras composições, trabalhos de resgate folclórico fundamentais e uma herança musical inestimável, não só por suas belas e inspiradas composições, mas também através de suas realizações como pesquisador, professor e ensaísta.

O Projeto Orquestra da Cordas da Grota, iniciado em 1995, tem como objetivo a intervenção sócio-cultural na vida de jovens da comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, por meio da música; valorizando a arte e a estética como forme expressão, construção de saber, formação de vínculos sociais, fortalecimento da auto-estima e desenvolvimento de habilidades. Hoje, a OCG possui 25 integrantes e é regida pelo maestro Nayran Pessanha. O trabalho vem se destacando em reconhecimentos e premiações, como ícone de formação musical e transformação social.

Em 2004, a Orquestra, e o projeto Multiplicando Talentos, em 2006, receberam o Prêmio Cultura Nota 10 do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Prêmio de Direitos Humanos AluisioPalhano – PMN 2005. Foi também semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef e Todos pela Educação em 2007. Em 2008 recebeu o Título de Utilidade Pública concedido pela Prefeitura de Niterói e Prêmio da Cultura 2009 - Música Erudita, Governo do Estado do Rio de Janeiro. E em 2013, recebeu o prêmio de Tecnologia social pelo Banco do Brasil.

Resultado de um trajeto sem a pretensão de ser o melhor, mas sim, fazer o melhor pelos ali passavam, e pelos que no mundo vivem.

Grota do Surucucu

Todos os anos o trabalho realizado na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, atende a cerca de 100 crianças e jovens da comunidade, com o aprendizado de instrumentos de cordas: violino, viola e violoncelo (hoje com cerca de 50 alunos) e flauta doce (hoje com cerca de 90 alunos), aumentando também as opções para outros tipos de instrumentos tais como violão, cavaquinho, flauta transversa, percussão e canto coral. Nesses 18 anos de trabalho já temos 8 alunos formados em Universidades, 15 em formação e mais de 25 formados em nível técnico trabalhando com música.


Serviço
Sarau no Solar - Orquestra de Cordas da Grota
Data: Domingo, 07 de setembro de 2014
Horário: 17h
Duração: 60 minutos
Lotação: 70 lugares
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222







Publicado em 01/09/2014