O "Power Trio", formado por Chico Batera, Marcos Nimrichter e Mazinho Ventura, será a atração do projeto "Palco Niterói Discos", na quarta-feira, dia 10 de setembro de 2014, às 19h, no Solar do Jambeiro.

O grupo, liderado por Batera, vai mostrar o melhor da música instrumental de nossa cidade, aproveitando toda a genialidade e talento dos seus experientes componentes. Evento gratuito.


Fotos de Leo Zulluh



O Projeto Palco Niterói Discos apresenta mensalmente no Solar do Jambeiro, uma atração musical formada por artistas que lançaram álbuns pelo selo. O selo Niterói Discos foi criado em 1991 com o objetivo oferecer apoio institucional aos talentos da cidade. Por meio de uma comissão a Fundação de Arte de Niterói seleciona os artistas nascidos ou que vivam em Niterói há pelo menos 5 anos. A Prefeitura mantém o projeto Niterói Discos, que simboliza o avanço da política cultural do município, mapeando o que se produz na cidade.

Clique para ampliar
Nascido em Madureira, no Rio de Janeiro, filho de uma pianista, Chico Batera teve seu primeiro contato com a percussão na Escola de Samba Império Serrano. Aos 17 anos tornou-se músico profissional, tocando nos shows de Carlos Machado e no famoso Beco das Garrafas, berço da Bossa Nova. Com o sucesso da música brasileira no Carnegie Hall, em Nova York, Chico foi para os Estados Unidos acompanhando Sérgio Mendes em missão cultural apoiada pelo Itamaraty. Ao fim da temporada, permaneceu no país morando numa comunidade hispânica, o que permitia o convívio com cubanos e porto-riquenhos. A riquíssima troca de informações desse período despertou sua paixão por ritmos latinos.

Chico Batera se destacou pela riqueza e diversidade rítmicas e tocou com grandes maestros como Michel Legrand, Henry Mancini e Dave Grusin, além de acompanhar artistas da importância como Tom Jobim, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e The Doors.

Clique para ampliar
Baixista, compositor e produtor musical, Mazinho Ventura tem seu nome creditado a gravações e apresentações ao vivo junto com artistas de variados estilos, tais como Ivan Lins, Marcos Valle, Paulo Moura, Martinho da Vila, Antônio Adolfo, Beth Carvalho, Emilio Santiago, João Donato, Sadao Watanabe, Heitor TP, Roberto Menescal, Wanda Sá, Carlos Lira, entre outros. Estudou teoria musical no Instituto Vlla-Lobos (RJ) e harmonia funcional com Sérgio Benevenuto. Em 1978, fez uma turnê de shows pela Europa e não parou mais.

Detentor do "Disco de Ouro" em 1986 pela co-produção do álbum "Mãos" de Ivan Lins, atua também na área de fonogramas publicitários, tendo recebido o prêmio "Colunistas" em 1995 na categoria de fonogramas educativos. Em 2003, gravou seu CD autoral "Ventura" pelo selo Niterói Discos. Participa de tours com o compositor Marcos Valle pelo Brasil, Europa e Ásia.

Clique para ampliar
Marcos Nimrichter é pianista, acordeonista, compositor, arranjador, produtor musical, apresentador de TV e professor. Iniciou os estudos de música aos 4 anos na Escola de Música Santa Cecília, em Niterói, onde lecionou anos mais tarde. Em 1988 ingressou na Escola de Música da UFRJ, onde se graduou em piano e composição. A partir de 1989, auto-didata, começou a estudar acordeon. Começou na vida profissional aos 13 anos, tocando em regionais, conjuntos de baile, casas noturnas e grupos de choro. Desde então, vem participando em shows, CD's e DVD's com Dori Caymmi, Gilberto Gil, Flávio Venturini, Chico Buarque, Francis Hime, Milton Nascimento, Cássia Eller, Emílio Santiago, Moacyr Santos, Maria Bethânia e Ed Motta entre outros. Trabalhou no cenário internacional com Al Jarreau, Stanley Jordan, Michel Legrand, Billy Cobham, Kenwood Dennard e Jean Pierre Zanella.

Lançou em outubro de 2002 seu primeiro álbum solo, "Marcos Nimrichter", pelo selo Niterói Discos, onde apresenta exclusivamente composições próprias e conta com a presença de grandes nomes da música brasileira, como Marcelo Martins, Carlos Bala, Carlos Malta, Zeca Assumpção, Quinteto Villa-Lobos, dentre muitos outros. Com grande aceitação por parte de público e crítica especializada o disco foi relançado em dezembro/2003 pela gravadora Biscoito Fino, com novo projeto gráfico.

Chegou a hora de esses três grandes músicos realizarem um verdadeiro espetáculo nos palcos do Solar do Jambeiro em Niterói.


Serviço

Palco Niterói Discos
Power Trio, com Chico Batera, Marcos Nimrichter e Mazinho Ventura
Data: quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222

Tags:






Publicado em 01/09/2014