Clique para ampliar
O Arte na Rua apresenta Marcel Powell, na quarta-feira, 17 de setembro de 2014, às 19h, no Solar do Jambeiro. Músico profissional desde os 9 anos de idade, Marcel deu seus primeiros passos no violão com seu pai, o mestre do violão e um dos ícones da música brasileira, Baden Powell. Com ele, teve a oportunidade de aprender seu ofício viajando, gravando e atuando profissionalmente pelo mundo afora.

"Em princípio, o papai não queria que eu e meu irmão fôssemos músicos. Mas o Philippe ganhou um violão. E eu aos cinco anos estudei violino com professor alemão. Tocava clássico, lia partitura, mas acabei encantado pelo violão. Peguei o instrumento do meu irmão e comecei a praticar. Quando achei que já sabia tocar alguma coisa, chamamos o papai e eu no violão e o Philipe já no piano atacamos de 'Yesterday', dos Beatles. Papai veio, corrigiu minha posição nas cordas, mas não queria ser o meu professor. Dizia não ter paciência para ensinar. Quando viu porém, que o interesse era forte ele se empenhou. Prometeu pegar pesado. E dos 9 aos 18 anos, quando ele faleceu, era aula todo dia, das 9 da manhã até o almoço. Virei escravo do violão".

Nascido em Paris e considerado pelo crítico musical Tarik de Souza como "um jovem mestre do violão brasileiro, aos 24 anos Marcel estreou na carreira solo com o CD "Aperto de mão", indicado ao Prêmio Tim de Música Brasileira. O repertório é um passeio pela MPB e clássicos do jazz.

Clique para ampliar
Marcel Powell não é propriamente um noviço no ramo. Com o pai gravou dois discos, "Baden Powell e filhos" (1994), quando tinha apenas 15 anos, e "Suite Afro Consolação" (1997), ambos ao lado do irmão, o pianista Philippe Baden. Este último só foi lançado no Japão, como, aliás, seu primeiro solo, "Samba novo", registrado três anos atrás no estúdio AR, da Barra, junto com os amigos de sua geração, Diogo Nogueira (filho de João Nogueira), Claudia Telles (filha de Silvia Telles), Ana Martins (filha de Joyce), Marcos Suzano, entre outros.

Sua característica fidelidade à cultura nacional, não deságua em xenofobia. Tanto que o tema jazzístico "Round Midnight", do pianista Thelonious Monk (com Cootie Williams e Bernie Hanighen) também foi incluído em seu quinto CD, gravado em 2009. Sua releitura do tema tem uma passagem quase seresteira, explorando tanto a pungência quanto o estranhamento do tema em densas camadas de acordes.

Clique para ampliar
Em 2005, formou o "Marcel Powell trio" que rendeu o disco "Corda com bala", lançado no Brasil pelo selo "Rob Digital". Marcel, que tem 6 discos lançados no Brasil, Europa e Japão, recentemente lançou, acompanhado do cantor carioca Augusto Martins, o trabalho "violão, voz e Zé Kéti". O músico, que já atuou em 16 países entre América do Sul, Europa, e Asia, em 2006, foi agraciado no quesito "melhor instrumental solo" do Prêmio Rival Petrobras" pelo disco "Aperto de Mão".


Serviço

Marcel Powell no Arte na Rua
Data: quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Lotação: 70 pessoas
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222

Tags:






Publicado em 01/09/2014