Arte sobre foto de Gabriel Ornellas. Clique para ampliar.


Compondo a programação do projeto ”Sarau no Solar”, todos os domingos o Solar do Jambeiro abre suas portas para uma nova atração, com música de qualidade. No dia 05 de abril de 2015, às 17h, a convidada é Vanja Ferreira, uma das mais destacadas harpistas brasileiras. A apresentação é gratuita.

Vanja Ferreira

A carioca Vanja Ferreira é uma das mais atuantes harpistas do Brasil. Selecionada no programa Rumos Música Itaú Cultural 2010/2012, Vanja vem expandindo seu trabalho pelo Brasil, Américas e Europa. Harpista Solista da Orquestra Sinfônica Nacional, dedica-se igualmente à musica de câmara e a recitais solo. Sua sensibilidade e musicalidade lhe proporcionam convites de maestros e diretores artísticos para se apresentar em diversas cidades brasileiras. A harpista também é Mestre em Música pela UNIRIO, pesquisadora, conferencista e sua atuação como professora estende-se do Rio de Janeiro à Vitória, Salvador, São Paulo e Jaraguá do Sul - SC.

Dedicando especial atenção à necessidade de expansão da harpa no Brasil, desde 2002 é incentivadora dos luthiers Joaquim Pinheiro e Jorge Vieira na fabricação de harpas célticas. Como parte deste processo de expansão da harpao instrumento, em 2005, organizou a mostra especial “Maio das Harpas”, no Rio de Janeiro e, em 2006, foi organizadora e coordenadora artística do I Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro, o Rio Harp Fest, ambos realizados pelo projeto "Música no Museu". Organizou e coordenou, em 2009, o I Encontro Nacional de Harpistas, realizado pelo Festival de Música de Santa Catarina - FEMUSC. Desde 2010, é coordenadora da Conferência Internacional e Concurso Latino-Americano de Harpas de Santa Catarina - CONHARPA, evento realizado anualmente.

Vanja é admirada por seu talento e pelo conjunto de atividades que realiza, tornando-se referência para jovens estudantes de harpa. Sua atuação musical ultrapassa as fronteiras da música erudita para firmar-se na criatividade, que exercita através dos arranjos que escreve para harpa sobre composições de música popular brasileira, e também através da sua atuação na Banda JAMBO e no Grupo SHIVA, ambos criados em parceria com JOLT Jolt TELEKTelek, músico húngaro, radicado no Brasil.


Serviço

Sarau no Solar: Vanja Ferreira
Data: Domingo, 05 de abril de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 12/03/2015