Considerado um dos maiores bandolinistas brasileiros, com passagem pelos mais renomados grupos de choro do país, Ronaldo do Bandolim é a atração do projeto Palco Niterói Discos, no próximo dia 13 de maio de 2015, quarta-feira, às 20h, no Solar do Jambeiro, com entrada franca. Com mais de 30 anos de carreira, o artista apresentará clássicos do choro, samba e MPB, vertentes musicais sempre presentes em seu repertório.

Integrante dos grupos "Orquídea" e "Trio Madeira Brasil", com um álbum solo gravado pelo Selo Niterói Discos, o bandolinista também tem participações especiais em filmes como: "Villa Lobos", "Choro Novo", "Perdi a cabeça na linha do trem", "Brasileirinho" e "Baden Powel de Aquino".

Ronaldo do Bandolim

Clique para ampliar.
Dotado de grande talento, Ronaldo Souza Silva atua no cenário musical há mais de 30 anos. Ainda adolescente, em fins dos anos 60, o artista fez parte do grupo "Os Jovens da Velha Guarda", que abriu as portas para que o músico participasse, a partir de então, de inúmeras gravações, apresentações em programas de TV, concertos e filmes.

Ronaldo encanta pela precisão e velocidade de sua palhetada. Suas harmonias em poucas notas trazem um sentido especial à música instrumental.

O artista carrega na bagagem turnês nacionais e internacionais. Live Jazz Ipatinga (MG), Fre Jazz Festival (RJ/SP), Veneto Jazz Festival (Itália) e Berlin Festival Jazz (Alemanha) são alguns dos projetos que o músico já fez parte.

Ainda que carregue um apreço por ritmos musicais diversificados, Ronaldo desenvolveu um estudo voltado para o choro e os clássicos brasileiros. Instrumentista já respeitado, passou a integrar, ainda nos anos 70, o badalado conjunto "Época de Ouro". Umas das apresentações de destaque do conjunto, foi o "Sarau", que contou com a participação de Paulinho da Viola, Elton Medeiros e do jornalista Sergio Cabral.

Clique para ampliar.
Com "Época de Ouro", Ronaldo realizou ainda diversas apresentações dentro e fora do Brasil, chegando ao 1º Free Jazz Festival, em 1995, e participando do projeto Brasil Musical, no mesmo ano. Durante este longo período, participou de eventos ao lado de consagrados artistas, como Silvio Caldas, Cartola, Nelson Cavaquinho, Clara Nunes, Elizeth Cardoso, e os instrumentistas Altamiro Carrilho, Abel Ferreira, Waldir Azevedo, Rafael Rabello e Arthur Moreira Lima.

Após gravar ao lado da cantora Marisa Monte, o músico lanou seu LP solo, pela Niterói Discos, em 1992, com composições de Jonas do Cavaquinho e Juventino Maciel. Em parceria com seu irmão Rogério Souza, lançou outros dois CDs: "Época de Choro" (2007), em homenagem a Carlinhos Leite (ex-integrante do grupo Época de Ouro), e "Retrato Brasileiro" (2009), uma releitura da obra de Baden Powell. Este último novamente pela Niterói Discos.





Nos anos 1990, Ronaldo participou da criação de uma das grandes novidades do universo instrumental, o Trio Madeira Brasil, junto aos violonistas Jose Paulo Becker e Marcello Gonçalves. A excelente repercussão levou o trio a diversos concertos nacionais e internacionais, como a singular apresentação no projeto "Chorando Alto", que aconteceu no Sesc - Pompeia -SP, ao lado do músico e compositor Egberto Gismonti. O primeiro CD do grupo foi indicado como o melhor disco na premiação Sharp, de 1999.

Em 2008, novamente pela Niterói Discos lançou o CD 'Ernesto Nazareth por Ronaldo do Bandolim', com 15 canções pouco conhecidas do grande pianista, que foi um dos maiores compositores brasileiros do século XIX e XX.

O instrumentista participou também do grupo "Orquídea", já na década posterior, gravando um belo CD, que abriu as portas para diversas apresentações em Portugal. A banda também fez parte de um documentário especial para a TV francesa, lançado na Europa em CD e DVD, ao lado de um dos maiores nomes da música brasileira, o violonista e compositor Baden Powel. Para 2015, Ronaldo prepara o lançamento de um novo CD, gravado com a pianista japonesa Sachiko Ito. O trabalho, centrado nas composições de Ernesto Nazareth e do pianista Scott Joplin (considerado "pai do jazz"), será lançado no mercado japonês.


Serviço

Show de Ronaldo do Bandolim
Palco Niterói Discos
Data: Quarta, 13 de maio de 2015
Horário: 20h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 19/04/2015