Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro dá continuidade ao III Ciclo de Leitura Dramatizada Atacen, com a peça "Navalha na carne", de Plínio Marcos, no dia 28 de maio de 2015, quinta, às 20h. Proibida pelo regime militar já nas primeiras leituras dramáticas realizadas em São Paulo, a peça, escrita em 1967, pôde ser levada ao público graças a intervenções da atriz Tônia Carrero.

A ação se passa no quarto de um bordel e trata dos conflitos de três personagens: a prostituta Neusa Sueli, seu cafetão Vado, e o homossexual Veludo. Vado maltrata a ambos e, no fim, é intimado por Neusa a fazer sexo com ela, ameaçado por uma navalha. Ele se nega e a abandona. O elenco é composto por Cristina Guimarães, Ricardo Silva e Valério Bandeira.

Plínio Marcos

Plínio Marcos nasceu em Santos, em 1935. Morreu em 1999, em São Paulo. Entre suas melhores peças estão Dois Perdidos numa Noite Suja (1966), Quando as Máquinas Param (1967) e Abajur Lilás (1975).

"Navalha na Carne" foi a obra mais encenada de toda a sua produção. Plínio Marcos mostrava-se, mesmo sem o propósito definido, bastante próximo das melhores tendências de vanguarda. Sua dramaturgia, de natureza engajada em razão do contexto histórico em que produziu boa parte de suas peças, refletia sobre a miséria da sociedade brasileira.

Para o autor, o engajamento social da arte podia ser visto como uma forma de abrir os olhos da população para fatos existentes, cotidianos, mas não valorizados pela maioria. Além disso, a arte engajada pode propiciar a criação de uma consciência político-social, gerando indivíduos mais participativos naquilo que lhes diz respeito, e pode também iluminar os contextos onde todo fulgor social associa-se.


Serviço

Gênero: Leitura Dramatizada
"Navalha na carne", de Plínio Marcos
Data: Quinta, 28 de maio de 2015
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
Lotação: 70 pessoas
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222


Tags:






Publicado em 0000-00-00