O Solar do Jambeiro apresenta na quarta-feira, 17 de junho, às 19h, o filme "Ventos de Agosto", de Daniel Mascaro, que faz uma reflexão sobre a vida e a morte, sempre com os ventos e a natureza dando o tom da narrativa. A sessão integra o projeto Cine Nikiti, um cineclube formado pela parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) e a Niterói Filmes, com edições mensais. A entrada é gratuita e acontece no jardim do Solar.

"Ventos de Agosto" marca a estreia do diretor Gabriel Mascaro em longas-metragens de ficção, depois de uma carreira consolidada entre curtas e documentários, como "Doméstica" e "Um Lugar ao Sol".

Clique para ampliar.
O filme conta a história de uma jovem, moradora da cidade grande, que foi viver em uma vila litorânea de Alagoas para cuidar de sua avó. Fã de rock e com o sonho de ser tatuadora, ela é o fio condutor da trama junto com um pescador do pequeno vilarejo, que vive sob a sombra do pai autoritário. Com a chegada de um estranho meteorologista, que veio para analisar as mudanças das marés e dos ventos durante o mês de agosto, as vidas dos simples moradores do lugar têm suas rotinas alteradas.

A fotografia do filme, também realizada por Mascaro e premiada no Festival de Brasília de 2014, é o ponto alto da obra. O diretor revela com clareza as dificuldades em morar naquele paraíso escondido no meio do litoral nordestino, sempre intercalando as belas imagens de praias com o trabalho dos moradores. O contraste da vida simples com a burguesia, dicotomia sempre presente em forma de discurso nos filmes do diretor, é destacada com frequência.

De forma enxuta, "Ventos de Agosto" se mostra um filme sincero e tocante, caracterizado pela pobreza tão presente em nosso país. No final, somos apresentados para a forma mais natural e humana do homem, com uma oposição da vida e a morte, do jovem e do velho. A forma de como juntar as peças de todas as reflexões que o filme traz fica para o espectador.





Gabriel Mascaro

Gabriel Mascaro nasceu em 1983, vive e trabalha no Recife, Brasil. Entre o cinema e as artes visuais, seu trabalho já circulou em diversos espaço de arte, como a 31° Bienal de São Paulo, o Guggenheiem, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, o MOMA Documentary Fortnight, em Nova York, AB4 Bienal de Atenas, 32° Panorama da Arte Brasileira – MAM, em São Paulo, e a Videobrasil. Mascaro também esteve em importantes festivais de cinema, como os de Locarno, San Sebastian, IDFA, BFI Londres, IFFR - Roterdã, CPH: DOX, Oberhausen, Clermont Ferrand, BAFICI, Miami e Indielisboa.

    Se os ventos de Ventos de Agosto sugerem movimento, a temática da morte traz a sensação de suspensão temporal que permeia a vida dos personagens. Num dado momento, Shirley (Dandara de Morais) conversa com a avó centenária, que diz: "Quando se tem saúde, os desejos são muitos". Anunciando a resignação necessária para sobreviver em meio a um cenário sem grandes perspectivas.

    É nesse quadro, que Jeison (Geová Manoel dos Santos), namorado de Shirley, acaba por se tornar responsável por dar cabo de um corpo que surge em meio as areias da praia. É essa tarefa, que lhe confere certo movimento de vida, dando evidência que naquele local, a morte é apenas mais uma. Assim como os esqueletos evidentes do cemitério a beira-mar, a morte e a vida parecem entrelaçar-se de forma mais clara, sem extremos e arroubos apaixonados.

    A Shirley, resta criar pequenos desejos possíveis em meio ao cotidiano quase que em déjà vu; enquanto sua avó, espera sem farsas o inevitável, com a sabedoria de quem sente o tempo na pele.


    Ana Beatriz Domingues



Ficha técnica

Direção: Gabriel Mascaro
Roteiro: Gabriel Mascaro, Rachel Ellis
Elenco: Antônio José dos Santos, Dandara de Morais, Gabriel Mascaro, Geová Manoel dos Santos, Rachel Ellis
Produção: Rachel Ellis
Fotografia: Gabriel Mascaro


Serviço

Filme "Ventos de Agosto" - Cine Nikiti
Data: Quarta-feira, 17 de junho de 2015
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223

Clique para ampliar.








Publicado em 0000-00-00