Clique para ampliar.


A Orquestra de Cordas da Grota se apresenta no Solar do Jambeiro, no domingo, dia 26 de julho de 2015, às 17h, em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar. O conjunto, que tem como objetivo a intervenção sociocultural na vida de jovens através da música, comemora 20 anos de existência, valorizando a arte e a estética como forma de expressão, construção de saber, formação de vínculos sociais, fortalecimento da autoestima e desenvolvimento de habilidades.

Sob a direção de Márcio Salles, Lenora Mendes e a regência do maestro Nayran Pessanha, o contato com o trabalho de mestres como Bach, Haendel e Vivaldi, aliado ao aprendizado de flauta doce, violino e outros instrumentos de sopro e cordas, têm possibilitado aos jovens da comunidade apresentações para diversos públicos, trazendo uma nova experiência em concertos clássicos, com repertórios variados de diversos compositores eruditos.

Orquestra de Cordas da Grota

Clique para ampliar
A Orquestra de Cordas da Grota faz parte de um projeto voltado para a promoção de cidadania através da cultura, da arte e da educação: o Espaço Cultural da Grota. Fundado em 1983, o Espaço é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, localizada na comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco, na cidade de Niterói.

O objetivo inicial era apenas transmitir conhecimento musical, mas, juntamente com a música, vieram novos olhares sobre cultura geral, geração de renda e diferentes perspectivas de futuro. Além de realizar apresentações no Brasil, nesses 20 anos de projeto, os alunos também tiveram a chance de realizar concertos também em Nova Iorque e em países como em Portugal, Panamá, Nicarágua, Costa Rica, Honduras e Belize.

Esse trabalho vem se destacando em reconhecimentos e premiações: em 2008, o Espaço recebeu o Título de Utilidade Pública concedido pela Prefeitura de Niterói, além do Prêmio da Cultura - Música Erudita, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 2009. Em 2011, recebeu do município de Niterói o Título de Patrimônio Imaterial da Cidade. E, em 2013, seu projeto social ganhou o Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.

Através desse trabalho de musicalização, centenas de crianças e jovens têm tido acesso à teoria e prática musical, o que estimula a criatividade e amplia os domínios da motricidade, proporcionando acesso também a um repertório erudito, que traz a cada um deles o contato com a história e a arte, além de um domínio de regras e condutas que serão úteis não só para as atividades musicais, mas também para outras atividades profissionais de suas vidas.


Serviço

Orquestra de Cordas da Grota
Sarau no Solar
Data: Domingo, 26 de julho de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00