Clique para ampliar.


O MAC de Niterói apresenta, na quarta-feira, 29 de julho, às 15h, no Solar do Jambeiro, a 17ª edição do Museu Fórum, cujo tema é Experiências de Gestões: público-privado. A relação entre público e privado é o foco deste fórum. Quantas variações de sentidos de participação e colaboração mútua estão inscritas no exercício de garantir qualidade às práticas culturais em espaços de interesse público? Um assunto de bastante relevância, principalmente em se tratando de questões que fazem parte da vida pública deste museu de arte contemporânea.

Visando as celebrações do MAC 20 anos em 2016 e contando com a participação de especialistas no assunto, o evento vai proporcionar o debate e a reflexão sobre, entre outras questões, casos de parcerias e relações entre esferas de administração públicas e privadas, que buscam abrir um horizonte novo de sustentabilidade para as gestões de museus e espaços públicos de arte e cultura diante da atual realidade brasileira. Foram reunidas experiências que inspiram esforços atuais no enfrentamento dos dilemas que envolvem as práticas viáveis ou novas alternativas de gestão e política.

"Esta edição do 'Museu Fórum' tem também a missão de redesenhar futuros, além de assumir uma dimensão indagadora, reunindo importantes experiências de gestão de museus públicos com a parceria da iniciativa privada", explica Luiz Guilherme Vergara, Diretor do MAC de Niterói.

Outro ponto importante a ser destacado é o fato de o debate responder a uma demanda de caráter fundamental e oportuno, principalmente pelo momento de crise da economia nacional. Pensando em novas parcerias para o futuro do MAC de Niterói, considerando sua singularidade no horizonte atual e local, assim como sua projeção internacional.

"Com a aproximação dos 20 anos de vida pública do MAC em 2016, vamos abordar, neste debate, focando mais no futuro, todos os níveis de relação público e privado que estão em jogo neste museu – da cidade, das políticas curatoriais, das práticas artísticas e educativas, da arquitetura, paisagem e meio ambiente, assim como dos recursos humanos qualificados que envolvem o cuidar e o salvaguardar de seus acervos – das coleções do MAC e João Sattamini, e aquisição de novas", afirma Luiz Guilherme.

O programa "Museu Fórum" propõe, então, a atualização do sentido público participativo da instituição museu, transformando o MAC em uma arena propícia para reflexões e trocas sobre temas emergentes que constituem a sua própria inserção mútua e interface com a sociedade contemporânea.


Convidados:

Carlos Gradim
Diretor-presidente do Museu de Arte do Rio – MAR desde 2013, quando o Instituto Odeon, fundado por ele em 1998, assumiu a gestão do museu por meio de parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi gerente executivo e co-idealizador do programa Plug Minas (projeto Valores de Minas) e gerente executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, ambos do Governo de Minas Gerais.

Pedro Paulo Gangemi
Doutorando em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pela UFRJ, Mestre em Administração Pública pela EBAPE-FGV e bacharel em Produção Cultural pela UFF; atualmente é Coordenador de Projetos da FGV Projetos nas áreas de Gestão Cultural, Mapeamento e Redesenho de Processos e Elaboração de Plano de Negócios. Foi produtor em diferentes projetos culturais e professor em cursos de Graduação e Pós-graduação da FGV nas áreas correlatas.

Representante do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG)
Instituto que, por meio de cooperação institucional com entidades públicas e privadas, realiza a gestão de espaços, eventos e patrimônios culturais, promovendo a autonomia dos projetos sob sua gestão, buscando sempre as melhores práticas de modo a promover o fomento, a orientação e a divulgação das artes e da cultura.


Debatedores:

Marcelo Mattos Araújo
Secretário de Estado da Cultura de São Paulo

Gustavo Martins de Almeida
Mestre em Direito, Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB-RJ, membro da Comissão de Direito Autoral e Entretenimento da OAB-RJ, Conselheiro do MAM-RJ e advogado de entidades do setor cultural na área de consultoria e de contencioso.

Leonardo Giordano
Vereador e Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Niterói.


Mediação:

Luiz Guilherme Vergara Diretor/curador do MAC de Niterói de 2005 a 2008, retornando em 2013. Professor do Departamento de Arte e dos Programas de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes e Cultura e Territorialidade da Universidade Federal Fluminense (UFF).


Serviço:

Museu Fórum – Experiências de gestões: público-privado
Data: Quarta, 29 de julho de 2015,
Horário: 15h
Atividade gratuita
Evento no facebook com transmissão ao vivo - https://www.facebook.com/events/104174889918739/

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói.
Mais informações: 2620-2400/2620-2481








Publicado em 0000-00-00