Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro recebe para mais uma edição do projeto Sarau no Solar a Orquestra de Violões da Associação de Violão do Rio, a AV-Rio. A apresentação será no domingo, 02 de agosto de 2015, às 17h, com entrada gratuita. O grupo traz no repertório peças que vão do período barroco ao contemporâneo, incluindo composições dedicadas à orquestra, assim como arranjos e trabalhos de seus integrantes.

Uma das mais importantes orquestras de violões em atividade no Rio de Janeiro, a Orquestra de Violões da AV-Rio foi criada no início de 2009, como resultado de uma ideia amadurecida por alguns anos e realizada pela iniciativa do saudoso músico Júlio de Cepêda.

Com o propósito de abrir espaço para a prática de conjunto (música de câmara) aos violonistas membros da Associação de Violão do Rio (AV-Rio), a orquestra vem ampliando seu trabalho e atualmente é constituída por nove integrantes, sob a direção musical do violonista Klaus Grunwald.

Seu repertório inclui obras de variados estilos e períodos históricos, desde a tradicional música de concerto, com compositores como J.S. Bach, à produção contemporânea de Roland Dyens, José de Azpiazu, Edson Lopes e outros. Da música popular brasileira fazem parte compositores como Edu Lobo, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo e arranjos e composições dos próprios integrantes da orquestra, destacando Lula Perez, Klaus Grunwald e Celso Eduardo Cerbella.

Em 2009, seu ano de criação, a Orquestra de Violões da AV-Rio realizou a gravação da obra "Prelúdio e Dança 2", do violonista e compositor Luis Carlos Barbieri, e com esta faixa participou do CD "Violões da AV-Rio Volume III" ao lado de grandes nomes do violão brasileiro. Em 2013 lançou o primeiro EP com cinco faixas contendo obras dedicadas a Orquestra de Violões da AV-Rio e composições tradicionais.

Clique para ampliar.



Serviço

Sarau no Solar – Orquestra de Violões da AV-Rio
Data: Domingo, 02 de agosto de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...