Em mais uma edição do projeto Sarau no Solar, que acontece todos os domingos às 17h, o Solar do Jambeiro abre suas portas nesse dia 16 para o concerto da Orquestra e do Coral do Colégio São Vicente de Paulo. Com repertório que vai dos compositores clássicos, como Johann Sebastian Bach, George Telemann, Giuseppe Verdi e Johann Friedrich Fasch, aos brasileiros João da Matta, José Mauricio Nunes Garcia e Padre José Maria Xavier, os dois grupos comandados pelo maestro Israel Menezes, prometem emocionar a plateia presente.

Orquestra de Câmara do Colégio São Vicente de Paulo

Fundada em 2002 pelo Maestro Israel Menezes, é composta por alunos, ex-alunos e convidados. Tem recebido aceitação calorosa por parte do público nas importantes salas de concerto onde já se apresentou, tais como: Sala Cecília Meireles, Teatro Municipal de Niterói, Teatro da UFF, Palácio do Ingá, SESC, Casa França-Brasil, Museu Nacional de Belas Artes, Associação Médica Fluminense, Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro e Teatro Popular Oscar Niemeyer. Em 2004, participou em conjunto do concerto de lançamento do CD do Coral Juvenil do mesmo Colégio no Teatro Municipal de Niterói. Em 2005 participou, ao lado do Coral, de uma das edições do projeto "Natal na Rua", promovido pelo Plaza Shopping em Niterói, recebendo da direção do shopping o seguinte comentário: "O mais belo concerto dos 10 anos do projeto". Em 2011 novamente participou do mesmo projeto com os Corais do CSVP. Em seu repertório, obras barrocas e clássicas com prioridade ao período colonial brasileiro.

Coral do Colégio São Vicente de Paulo

Composto por alunos, pais e convidados, o Coral do Colégio São Vicente de Paulo, fundado em 1993 pelo Maestro Israel Menezes vem se destacando no cenário musical de Niterói, realizando concerto com programas de música brasileira, de filmes, músicas românticas, spirituals, música barroca, coros de ópera e também de música coral-sinfônica acompanhado da Orquestra de Câmara do CSVP. Neste segmento, realizou obras completas como Glória e Credo de Vivaldi, "Coronation Anthems" e "Te Deum de Dettinger" de Haendel, e Cantatas de Natal em locais como Sala Cecília Meireles, Teatro Municipal de Niterói, Solar do Jambeiro, Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Associação Médica Fluminense, Instituto Cultural Germânico, SENAI, Biblioteca Estadual de Niterói, Teatro da UFF, Palácio do Ingá, Forte de Copacabana, Teatro Popular Oscar Niemeyer, e Museu Nacional de Belas Artes. Em 2008 realizou a primeira audição mundial do "Te Deum" do compositor mineiro Rafael Arantes, e em 2004, no Teatro Municipal de Niterói lançou o seu primeiro CD.


Programa

1- Orquestra de Câmara do CSVP:

- J.S. Bach (1685/1750) - Elevação
- G.P. Telemann (1681/1767) - Gavotte in G (da Suíte) e Rigaudon em mi menor para Flauta e orquestra (solista, Lincon Class)
- J.F.Fasch-(1688/1758) Menuet in Am

2 - Coral e Orquestra de Câmara do CSVP:

- G. Verdi (1813/1901) - Coro di schiavi Ebrei
- João da Mata - Stabat Mater
- José Mauricio Nunes Garcia (1767/1830) - Bendito e Louvado seja
- A.M da Silva Benfica (1845-1904) - Christus factus est
- Pe. José Maria Xavier (1819/1887) - Popule Meus
- Anônimo - Ecce Sacerdos Magnus
- Presciliano Silva - O vos Omnes (Campinas, 1882)
- L. Quarantotto e F. Sartoni - Canto della Terra e Com te Partirò (solista, Daniele Diniz)
- E. de Curtis - Torna a Surriento

Maestro Israel Menezes

Bacharel em Regência e Mestrado pela UFRJ , onde foi professor substituto por 4 anos, com cursos de extensão em Regência na Inglaterra na Ernst Read Music Association (ERMA), tem atuado como Maestro convidado em diversas orquestras, no Brasil e no exterior, produzindo obras em primeira audição mundial, e levando por diversas vezes programa inteiros de compositores brasileiros com orquestras estrangeiras. Tem regido orquestras na França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Egito e Armênia. É fundador e regente titular da Orquestra Rio Camerata e da Orquestra de Câmara do CSVP, Niterói. É membro titular da Academia Nacional de Música, e em julho de 2011 recebeu em São Paulo a Honrosa "Comenda Carlos Gomes", outorgado pela Associação Brasileira de artes, Ciência, Cultura e Educação.


Serviço

Sarau no Solar
Orquestra e Coral do Colégio São Vicente de Paulo
Data: Domingo, 16 de agosto de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Distribuição de senhas 30 minutos antes da exibição

Local: Solar do Jambeiro - no jardim
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Clique para ampliar.








Publicado em 0000-00-00