Clique para ampliar.


O aclamado Duo Barrenechea de flauta e piano se apresenta na quarta-feira , dia 26 de agosto de 2015, às 20h, pela Série Concertos Solares, no Solar do Jambeiro, para um show de lançamento de seu DVD "Brasileiríssimo: Encontros". Formado pela pianista Lúcia Barrenechea e pelo flautista Sérgio Barrenechea, docentes da Pós-Graduação em Música da UniRio, o duo comemorou 25 anos de união matrimonial e musical com a gravação desse trabalho, dedicado à fina flor da música nacional. A entrada é gratuita.

Para a apresentação, obras interpretadas com a técnica e o sentimento de quem olha com afeto e generosidade para a história musical brasileira. Entre peças mais arrojadas ou mais líricas, chama a atenção pela doçura "Céu de maio", pela graça "Tardes goianas", e "Sonata breve" pela técnica precisa de seus intérpretes. O show representa a seriedade e a leveza do trabalho de Sérgio e Lúcia, traduzindo o brilho dos talentos de ambos os músicos, que ganham ainda mais intensidade quando em dupla.

Gravado de janeiro a abril de 2014, em Brasília, Goiânia, Pirenópolis, Rio de Janeiro e Tiradentes, com direção de Liloye Boubli e fotografia do consagrado Fernando Duarte (de clássicos do cinema brasileiro, como "Cabra marcado para morrer" e "Ganga Zumba"), "Brasileiríssimo: Encontros" apresenta um interessante panorama da trajetória do casal por obras que fizeram parte de seu repertório ao longo dos anos, voltados desde 1989 à pesquisa de composições brasileiras para seus instrumentos.

Mais que um trabalho documental, "Brasileríssimos" registra um passeio do brasiliense Sérgio e da goiana Lúcia por suas raízes e seus parceiros musicais, entre eles Francisco Mignone, Estércio M. Cunha, Ian Guest, Liduino Pitombeira, David Korenchendler, Vittor Santos, Elenice Maranesi, Rafael dos Santos e Ernesto Nazareth.

No show e no DVD, os intérpretes, com simpatia, comentam sobre os compositores e falam sobre suas obras, apresentando um retrato da música erudita atual no Brasil e introduzindo ao grande público alguns autores de sólida formação e atuação por vezes fora do grande circuito.


Serviço

Série Concertos Solares
Duo Barrenechea – Lançamento do DVD "Brasileiríssimo: Encontros"
Data: Quarta, 26 de agosto de 2015
Horário: 20h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00