Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro recebe os músicos da Orquestra Guerra-Peixe, no domingo, 30 de agosto de 2015, às 17h, em uma apresentação aberta ao público pelo Projeto Sarau no Solar. Os jovens instrumentistas, com idades entre 12 e 14 anos, fazem parte do Programa Aprendiz - Música na Escola.

No repertório, canções internacionais e nacionais, como Marcha Solene (Handel); Battle Cry (Sheila Nelson); Nobody Knows (Spiritual), Canção Francesa (Tradicional); Canto do Pajé (Villa Lobos); Suíte do Pescador (Dorival Caymmi), Ciranda da Bailarina (Edu Lobo e Chico Buarque); Valsa nº 2 (Shostakovich); La Donna e móbile (Verdi), entre muitas outras.

O Programa Aprendiz

O Programa Aprendiz - Música na Escola iniciou suas atividades em Niterói em 2001, como uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura, de Educação, da Fundação de Arte de Niterói-FAN e da Fundação Municipal de Educação.

Em 2011, o Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB), sob supervisão da FAN, passou a ser responsável pela gestão do Programa, que vem dando ótimos frutos e representa uma grande oportunidade para crianças da rede municipal de ensino.

Crianças e adolescentes, matriculados em unidades da rede municipal de ensino são contempladas, no espaço físico das escolas, com aulas semanais de musicalização infantil; canto coral e instrumentos (sopros; cordas; percussão).

O Núcleo Orquestral Aprendiz surge em 2008, com a Orquestra Sinfônica Aprendiz. Em 2011, estreia a Orquestra de Sopros, e em 2014, a Orquestra Guerra-Peixe e Orquestra Interculturalidade. Os conjuntos do núcleo orquestral do Programa têm atuado no cenário cultural de toda a cidade.

A partir de 2014, o Programa Aprendiz estendeu suas ações para mais escolas da rede municipal: os alunos interessados podem inscrever-se em aulas de violão, cavaquinho, canto e percussão, além das aulas de violino, viola, violoncelo e iniciação musical.


Serviço

Orquestra Guerra-Peixe
Sarau no Solar
Data: Domingo, 30 de agosto de 2015
Horário: 17h
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...