O Solar do Jambeiro abre suas portas para mais uma edição do Palco Niterói Discos, na quarta-feira, 14 de outubro de 2015, às 20h, com um show do baixista Mazinho Ventura. Trazendo para o público um repertório instrumental, Mazinho faz uma apresentação que retrata sua presença ativa no cenário musical brasileiro desde os anos 70. A entrada é gratuita.
Para o show, o baixista, que tem seu nome creditado a gravações e apresentações junto a músicos de variados estilos, apresenta o que de melhor construiu no palco ao lado de artistas como Martinho da Vila, Antonio Adolfo, Beth Carvalho, Emilio Santiago, Claudio Zoli, João Donato, Heitor T P, Patty Austin, Dave Valentine, Karl Hodina, Ivan Lins e Marcos Valle.
Sua carreira começou nos anos 70, mas foi na década de 80 que o artista iniciou um de seus principais trabalhos: a banda Swing Mania. Junto a Raimundo Luís, Marcio Bahia, Carlos Poubel, Renato Franco e Carlos Malta, o baixista fundou o grupo instrumental especialmente para se apresentar em um grande evento patrocinado por uma empresa de Niterói à época, nas areias da praia de Icaraí.
Mesmo tendo durado apenas três anos, o repertório do conjunto era centrado nos trabalhos das bandas e nomes de jazz mais famosos do momento, o que permitiu aos músicos o prazer de executar no palco aquilo que mais os impressionava.
|
Raul Mascarenhas. Clique para ampliar |
Outro grande trabalho de Mazinho foi junto a Ivan Lins, quando coproduziu o álbum "Mãos", do cantor, pelo qual recebeu o "Disco de Ouro", em 1986. A parceria entre os dois não acabou por aí, já que o baixista gravou outros três álbuns ao lado do artista: "Ivan Lins e a Famiglia", "Encuentro" (ao vivo em Buenos Aires) e "Two Knights and a Lady" (ao vivo em Los Angeles).
Atuando sempre no cenário musical carioca e fluminense, a partir dos anos 2000, Mazinho se apresentou com frequência no tradicional Bar São Dom Dom, em Niterói, participando das segundas-feiras instrumentais daquele local. Durante nove anos, interpretou um repertório de Jazz e Bossa Nova, sempre ao lado de músicos como Arthur Maia, Dino Rangel e Chico Chagas.
Mas, o primeiro álbum solo do músico veio apenas em 2003. "Ventura", lançado pelo Selo Niterói Discos, numa produção de Paulinho Guitarra e Sérgio Senna, é um trabalho quase todo autoral, onde o experiente instrumentista mostra musicalidade e competência, nas linhas melodiosas e swingadas de seu contrabaixo.
No repertório, influências diversas, como pop, rock, funk, blues, soul, jazz, entre outros. O CD conta com a participação de excelentes músicos, entre eles Marcos Nimrichter (teclados), Paulinho Guitarra (guitarra), Jessé Sadoc (trompete), Zé Canuto (saxofone), Wallace Cardia (bateria) e Carlos Poubel (percussão).
Anos depois, em 2012, o músico lançou o CD
Swing Mania - Instrumenetal Combo, um projeto de Luiz Fernando Grilo, Mazinho Ventura e Carlos Poubel, também pelo Selo Niterói Discos, que marca o reencontro de velhos amigos músicos que nunca se perderam de vista e que, quase sempre, estão tocando juntos em alguma banda, mas há 30 anos não tocavam os temas musicais escolhidos para o repertório.
O trabalho é uma homenagem a músicos como Toninho Costa, Sérgio Cleto, Guilherme Rodrigues, Cristina Ventura, Mauro Gordo e Samuel 'Samuca', que tocaram na banda Swing Mania em seus três anos de duração, todos em início de carreira, procurando seus caminhos entre os anos 70 e 80.
Nos últimos anos, Mazinho Ventura participa anualmente de tours com o compositor Marcos Valle pelo Brasil, Europa e pela Ásia. Toca também em temporadas na Europa com o guitarrista Dino Rangel em festivais e clubes de jazz. O músico segue sua carreira apresentando o melhor do baixo para diversos públicos.
Serviço
Palco Niterói Discos – Mazinho Ventura
Data: Quarta, 14 de outubro de 2015
Horário: 20h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223
Tags: