Clique para ampliar.


O cineclube Cine Nikiti do mês de outubro exibe, em parceria com o Festival Visões Periféricas, o filme "Brasil S/A", de Marcelo Pedroso, que participou da mostra Fórum do Festival de Berlim em 2015. A sessão será na quarta-feira,21 de outubro, às 19h, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.

O filme apresenta uma série de esquetes surreais e bem-humoradas, explorando a noção de modernidade e tecnologia ao longo da história do Brasil. Ele dialoga com filmes de cineastas como o palestino Elia Souleiman, o soviético Dziga Vertov e o brasileiro Luis Sérgio Person, que, em 1965, dirigiu o filme "São Paulo S/A". No enredo, a cana-de-açúcar que move o Brasil há 500 anos tem Edilson como um de seus cortadores. As máquinas chegam e ele deixa o canavial para explorar o espaço em sua primeira missão interplanetária. Um pequeno passo para ele, um salto gigantesco para o Brasil.

A produção ganhou os prêmios de melhor direção, roteiro, som, trilha sonora e montagem no 47° Festival de Brasília. E os de melhor longa-metragem, direção, roteiro, produção, som e ator (Edilson Silva) no 8° Festival de Cinema de Triunfo. Brasil S/A" tem uma trilha sonora onipresente em todo filme, criada com muita atenção por Mateus Alves e sempre focando na grandiosidade e opulência passadas pela história.

"'Brasil S/A' propõe situações de uma espécie de hiper-realidade, uma alegoria que desse conta de potencializar o real a partir do imaginário que o condiciona", afirma o diretor Marcelo Pedroso.

Sobre a experiência de contar uma história sem diálogos em "Brasil S/A", o diretor de fotografia, Ivo Lopes, comenta: "Esse é um filme de fluxo e justaposição de imagens, fragmentos articulados que criam a ideia de movimento único, integrado."

Antes de "Brasil S/A" será exibido o curta-metragem "Trevas", de Will Domingos. Ele conta a história de dois viajantes que se apaixonam nas estranhas paisagens do interior do Brasil. "Trevas" ganhou o prêmio de melhor curta nacional no Rio Festival Gay de Cinema 2015.

Neste mês, a exibição dos filmes voltam para a área externa do Jambeiro. E devido ao horário de verão, das 19h às 20h serão exibidos videoclips de dance e pop para animar o público. O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.


Ficha Técnica:

Direção: Marcelo Pedroso
Duração: 71 min
Ano: 2015
Classificação Indicativa: Livre
Elenco: Edilson Silva, Wilma Gomes, Adeilton Nascimento, Giovanna Simões, Wilma Gomes, Marivalda Maria dos Santos, Maracatu Estrela Brilhante.


Serviço

Cine Nikiti - "Brasil S/A"
Data: Quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00