Dando sequência aos Concertos de Natal, o Solar do Jambeiro abre suas portas no sábado, 12 de dezembro de 2015, às 20h, para a Orquestra e Coral do colégio São Vicente de Paulo. Para essa noite especial, será apresentado um repertório composto de obras de Manoel Dias de Oliveira, John Lennon, Johannes Brahms, Franz Gruber e Georg Friedrich Händel. A orquestra e o coral, regidos pelo Maestro Israel Menezes, tocarão acompanhados da soprano Daniele Diniz.

Orquestra de Câmara do Colégio São Vicente de Paulo

Fundada em 2002, a orquestra que é composta por alunos, ex-alunos do colégio e convidados, tem recebido aceitação calorosa por parte do público nas importantes salas de concerto onde já se apresentou, tais como: Sala Cecília Meireles, Teatro Municipal de Niterói, Teatro da UFF, Palácio do Ingá, SESC, Solar do Jambeiro, Teatro da UPPE, Pró-Arte de Teresópolis, Casa França-Brasil, Museu Nacional de Belas Artes, Associação Médica Fluminense, Centro Cultural Light, e Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Em 17 de maior de 2004, participou em conjunto do concerto de lançamento do CD do Coral Juvenil do mesmo Colégio no Teatro Municipal de Niterói. Em 2005 participou de uma das edições do projeto "Natal na Rua", promovido pelo Plaza Shopping em Niterói, recebendo da direção do shopping o seguinte comentário: "O mais belo concerto dos 10 anos do projeto". Em 2011 novamente participou do mesmo projeto com os Corais do CSVP.

Coral do CSVP

Composto por alunos, pais e convidados, o Coral do Colégio São Vicente de Paulo, fundado em 1993 pelo Maestro Israel Menezes vem se destacando no cenário musical de Niterói, realizando concerto com programas de música brasileira, de filmes, músicas românticas, spirituals, música barroca, coros de ópera e também de música coral-sinfônica acompanhado da Orquestra de Câmara do CSVP. Neste segmento, realizou obras completas como Glória e Credo de Vivaldi, "Coronation Anthems" e "Te Deum de Dettinger" de Haendel, e Cantatas de Natal em locais como Sala Cecília Meireles, Teatro Municipal de Niterói, Solar do Jambeiro, Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, SENAI, Biblioteca Estadual de Niterói, Teatro da UFF, Palácio do Ingá, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Museu Nacional de Belas Artes. Em 2008 realizou a primeira audição mundial do "Te Deum" do compositor mineiro Rafael Arantes, e em 2004, no Teatro Municipal de Nioterói lançou o seu primeiro CD. Realizou em Dezembro de 2011 o "Natal na Rua" junto com a Orquestra de Câmara do CSVP, promoção da prefeitura de Niterói.


O Regente

Bacharel em Regência e Mestrado pela UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi professor substituto por 4 anos, Israel Menezes fez cursos de extensão em Regência na Inglaterra. Teve como principal professor de Regência no Brasil, Roberto Duarte de quem foi por 9 anos assistente, e na Inglaterra, Noel Long e Andrew Charity. Como Maestro convidado, tem atuado em diversas orquestras, no Brasil e no exterior, produzindo obras em primeira audição mundial, e levando por diversas vezes programa inteiros de compositores brasileiros com orquestras estrangeiras. Israel tem Regido orquestras na França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Egito e Armênia.

Fundador e Regente Titular da Orquestra Rio Camerata desde 1986 e da Orquestra de Câmara do CSVP, é membro de Júri de diversos concursos nacionais e Internacionais entre eles, "Jeunesses Musicales" em Bucarest, Romênia. É membro titular da Academia Nacional de Música e em Julho de 2011 foi Laureado em São Paulo pela Associação Brasileira de Artes, Cultura e Educação com a "Comenda Carlos Gomes" e em seguida promovido a Chanceler. Atualmente é também professor de Regência da Academia de Música Lorenzo Fernandez.


O programa

Abertura da Orquestra executando uma coletânea de temas Natalinos famosos
Magnificat - Manoel Dias de Oliveira
Happy Christmas - Jonh Lennon
Berceuse - Johannes Brahms
What child is this? - Anônimo
Cantique de Noel - Adolphe Adam
Adeste Fideles - Anônimo
Noite Feliz - Franz Gruber
Aleluia do Oratório "O Messias" - G.F.Handel

Soprano solo : Daniele Diniz
Regência : Maestro Israel Menezes


Tags:






Publicado em 0000-00-00