O Concertos de Natal, projeto do Solar do Jambeiro, recebe no domingo, 13 de dezembro de 2015, às 20h, a Orquestra de Cordas da Grota, para mais um concerto. Para essa noite mais do que especial, a Orquestra regida pelo Maestro Nayran Pessanha prepara um repertório de canções natalinas.

Orquestra de Cordas da Grota

A Orquestra de Cordas da Grota foi criada em 1995, a partir do trabalho voluntário de músicos e educadores que queriam oferecer a crianças e jovens da Grota do Surucucu, comunidade de Niterói, uma oportunidade de desenvolvimento humano e social. O talento e a dedicação dos jovens, sob a direção do maestro Márcio Selles e da musicista e professora Lenora Mendes, transformaram a orquestra em um grande projeto social que hoje beneficia 500 jovens em Niterói, Maricá e Itaboraí e leva muitos deles até a universidade, um feito que não havia na comunidade da Grota antes da existência do projeto. Além disso, a orquestra consolidou um trabalho musical de valor reconhecido.

Como um grupo formado por 26 jovens músicos (entre 16 a 30 anos), sob a direção artística do maestro Nayran Pessanha, a Orquestra de Cordas da Grota encanta plateias seletas pela precisão com que seus músicos executam o melhor do repertório de concerto mundial, com peças de Bach, Haendel, Vivaldi, Mozart bem como de compositores brasileiros como Guerra-Peixe e Ernani Aguiar.

Desde sua criação, a Orquestra vem se apresentando com regularidade em salas de concerto, teatros, escolas e igrejas de todo o Brasil. Com o patrocínio da Brazil Foundation, os seis jovens que iniciaram o projeto da Grota foram representar a Orquestra no IV Annual Gala, em Nova York, no ano de 2006. Em 2008, oito jovens da Orquestra de Cordas da Grota realizaram turnê pela América Central a convite do Itamaraty, apresentando-se no Panamá, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua e Belize.

Em 2010, ao completar 15 anos, a Orquestra gravou seu terceiro CD. Em 2011, recebeu do município de Niterói o Título de Patrimônio Imaterial da Cidade. E, em 2013, seu projeto social ganhou o Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. Em 2014 lançou mais dois CDs: "Sons da Grota" e "Bach in Rio" com o pianista polonês Jozef Kapustka.


Integrantes

Violino 1

Soraya Vieira
Michelle Silva
Izabela Cardozo
Amanda Matheus
Iany Araújo
Priscila Vidal

Violinos 2

Luiz Ricardo Vidal
Albert Duarte
Leandro Justino
Ivson Gouvea
Sara Soares
Jorge Geronimo
Mariana Moita

Violas

Anderson Pereira da Silva
Nick Coutinho
Welton César
Cello
José Carlos Vidal
Raquel Terra
Rodrigo Soares
Jefferson Rocha

Baixo
Gabriel Pereira

Maestro
Nayran Pessanha


Tags:






Publicado em 0000-00-00