Após um período de muitas conquistas, coroadas pela duplicação do seu público visitante, o Solar do Jambeiro abre ao público uma sala especialmente dedicada a contar a história do casarão do século XIX, referência em azulejaria colonial portuguesa. Estarão expostos, na Sala da Memória, fotografias e registros dos moradores que habitaram o casarão e material recolhido do Solar original quando das muitas intervenções que sofreu.

Objetos de louçaria portuguesa, de fundição inglesa e de artesanato brasileiro comporão a mostra. A cada dois meses, a sala será redesenhada, para garantir aos frequentadores novidades e acesso a uma porcentagem cada vez maior da longa história da casa de 1872.

A Sala da Memória contará ainda com uma pequena biblioteca construída nestes quase quinze anos de funcionamento como centro cultural. O público terá acesso aos livros lançados no Solar em 2015, além de catálogos enviados por instituições parceiras e obras de editoras niteroienses. "O espaço foi todo pensado para que os visitantes possam aproveitar a leitura agregando experiências imediatas com objetos e dados da nossa história", afirma Pablo de Pão, articulador do Solar do Jambeiro.

Troca de Livros

Clique para ampliar
Para quem tem livros dos quais querem se desfazer, a sala contará com prateleiras de trocas de obras. No entanto, não é necessário levar um livro para pegar um para ler. O objetivo central consiste na promoção e na democratização verdadeiras da cultura. Esta iniciativa é uma resposta positiva à Pesquisa de Público feita este ano pela instituição: muitos frequentadores apontaram o descontentamento com a inexistência de uma biblioteca ou de um lugar para leitura.

Os visitantes poderão acompanhar um resgate de imagens históricas do acervo do Solar do Jambeiro, além de uma apresentação das atividades desenvolvidas em 2015. Neste ano, foram registradas mais de trinta mil visitas, ultrapassados os trezentos espetáculos, instaurados seis projetos, consagrados o Sarau no Solar e a exibição de filmes, instituída a utilização do jardim para piqueniques e feirinhas infantis.

O Solar do Jambeiro fica a Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói. O telefone é 21 2109-2222. A Sala da Memória estará aberta à visitação de terça a domingo, das 10h às 18h. Recesso entre 23/12/2015 e 04/01/2016.







Publicado em 0000-00-00