O Solar do Jambeiro convida nesta quarta-feira, 25 de junho de 2014, às 18h, para o lançamento do livro "Café Paris: Os Precursores", de Maria José da Silva Fernandes e Emílio Maciel Eigenheer. Na ocasião, haverá apresentação dos cantores Cláudio Hutchmacher e Gabriela Sepúlveda, com o show "O que é o coração e cordas".

Café Paris: os precursores é o terceiro livro da série Boêmios do Café Paris, e relaciona dez escritores que refletem uma faceta pouco conhecida, mas não menos importante do famoso Café. São médicos, advogados, militares e funcionários públicos, que tiveram no jornalismo um ponto em comum. Conhecer esses precursores, o que escreveram, onde publicavam, que rumo tomaram na vida, é importante para compreender como foi se formando a Roda Literária do Café Paris, e conhecer um pouco da vida cultural da Niterói de então.

Inaugurado em 1898 na Rua Visconde do Rio Branco nº 417, o Café Paris teve um papel importante na cultura da nossa cidade, sobretudo depois de 1908, quando foi inaugurada a nova estação das barcas Rio-Niterói. Durante décadas foi ponto de encontro de literatos, políticos, professores, jornalistas e intelectuais de Niterói.

Mais de uma centena de nomes são apontados, por fontes diversas, como tendo pertencido à referida Roda Literária. Os autores deste livro buscaram, dentro do possível, emprestar uma dimensão cronológica aos estudos sobre os frequentadores do Café Paris. Certamente outros nomes serão analisados em novos trabalhos, nos próximos volumes da série.




Serviço

Lançamento do livro "Café Paris: os precursores"
Data: Quarta-feira, 25 de junho de 2014
Horário: 18h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223








Publicado em 0000-00-00