O Solar do Jambeiro apresenta, de 26 de fevereiro a 03 de abril de 2016, a exposição fotográfica "Descoberto", de Renato Moreth. Nessa mostra, parte dos 40 anos de carreira, o fotógrafo niteroiense apresenta uma série de imagens na tentativa de ser "invisível", até o momento do clique. Olhares de frente, personagens ao fundo e suas reações no momento exato em que o fotógrafo é revelado. A abertura acontece na quinta-feira, 25, às 19h.

Clique para ampliar
O visitante desta mostra vai se sentir desafiado, de alguma forma encarado pelos fotografados. E quem o encara passa todo tipo de emoção - alegria, desconfiança, despertando curiosidade, medo, bom humor ou vergonha, mostrando a inocência ou a raiva em olhares que surpreenderam Moreth. É para sentir cada imagem.

"Por muito tempo, tentei fotografar de forma invisível. Captar o momento sem ser percebido. Provocando sensações em quem não espera ser fotografado, despertando curiosidade, medo, bom humor ou vergonha. Correr o risco sem recuar e acabar descoberto", comenta Moreth. Com esse trabalho, o fotógrafo apresenta ao público o resultado de suas andanças pelo mundo. "Descoberto", vai ocupar 3 salas, com 58 fotos feitas em diversos países.

Clique para ampliar
Niteroiense, o fotógrafo diz que defende "Nicty com armas e dentes", se preciso for. Para quem estudou engenharia e arquitetura, expor no Solar do Jambeiro é uma honra. Moreth diz que conheceu os antigos donos e fotografou muitos eventos no Solar. "Foi um belo presente para nossa cidade ter esse prédio restaurado e preservado. Que dure para sempre!"

"Este ano, faço quarenta anos de fotografia. São quarenta anos que abri o meu "studio", Câmera 1, mas a fotografia está em mim desde criança. Já fiz quase tudo em fotografia - de casamentos a exposições em Nova York, de inauguração de banheiro (sério!) a moda/publicidade. O que vale é a experiência da aprendizagem diária. Todos os trabalhos para mim são relevantes. Cada momento clicado é único. A importância de fotografar uma festa ou fazer uma exposição é a mesma. O momento não volta. "


Clique para ampliar.



Serviço

Exposição de fotografias de Renato Moreth: Descoberto
Pressuposto: Comemoração dos 40 anos de carreira de Renato Moreth
Abertura: 25 de fevereiro, 19h
Visitação: de 26 de fevereiro a 03 de abril de 2016
Horário: terças a domingos, das 10h às 18h
Entrada Franca
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Informação: (21) 2109-2222






Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho