Na quarta-feira, dia 19 de abril de 2017, às 18h30, o Solar do Jambeiro recebe a edição mensal do Cine Nikiti, que exibirá o longa-metragem "O Último Cine Drive-In" (2014). Primeiro filme dirigido por por Iberê Carvalho, e estrelado por Othon Bastos, ganhou o Prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Punta del Este e Melhor Atriz Coadjuvante (Fernanda Rocha) no Festival do Rio 2014.

O Último Cine Drive In conta a história de reencontro entre um pai e um filho, tendo como pano de fundo o fim do último cinema drive-in do Brasil. Após a sessão haverá debate. Entrada Franca. 60 lugares.

Sinopse

Clique para ampliar
O jovem Marlombrando (Breno Nina) se vê obrigado a voltar à Brasília, sua cidade de natal, devido a doença de sua mãe, Fátima (Rita Assemany). Lá, ele vai reencontrar seu pai, Almeida (Othon Bastos), dono do Cine Drive-in, há 37 anos. Ele insiste em manter vivo o cinema, mesmo não atraindo mais espectadores como na década de 70.

Para isso, conta com a ajuda de apenas dois funcionários: Paula (Fernanda Rocha), que cuida da projeção e da lanchonete; e José (Chico Sant'anna), um velho amigo de Almeida, que ajuda a vender ingressos no caixa e da limpeza do local. Com a ameaça de demolição do Cine Drive-in e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho vão ter que se unir e tentar reviver o passado.

Ficha Técnica

Data de lançamento: 20 de agosto de 2015 (1h 40min)
Roteiro e Direção: Iberê Carvalho
Direção de fotografia: André Carvalheira
Elenco: Othon Bastos, Breno Nina, Rita Assemany, Chico Sant'Annam, Fernanda Rocha e Zecarlos Machado





Antes de O Último Cine Drive-In será exibido o documentário Niterói, Histórias de Cinema, de Ivan de Angelis e Felipe Duque. O filme, de 20 minutos, conta a história das antigas salas de cinema de Niterói, com depoimentos, entre outros, do poeta e jornalista Luis Antônio Pimentel, dos professores da UFF Lucia Bravo e Marcos Barreto, do pesquisador e livreiro Carlos Mônaco, e do diretor de conservação da cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) Hernani Heffner. Após a sessão haverá bate-papo com os diretores Ivan de Angelis e Felipe Duque.


Cine Nikiti

O Cine Nikiti, criado em 2015, é um Cine Clube de Niterói que acontece toda 3ª quarta-feira de cada mês, a partir das 18h30, no Solar do Jambeiro, e onde são exibidos longas-metragens brasileiros, com entrada gratuita, e bate-papo após as sessões. O projeto é realizado através de uma parceria entre o Jambeiro, o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) e a Niterói Filmes.


Serviço

Cine Nikiti: O Último Cine Drive-In
Data: 19 de abril de 2017, quarta-feira
Horário: 18h30
Duração: 110min
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...