Finalizando as atividades da edição de abril do Sarau do Solar, no domingo, 30, às 17h, o Solar do Jambeiro vai abrir as portas para receber o grupo vocal Carpe Vespera. Com o objetivo de contribuir para a divulgação da grande compositora e exímia pianista Fanny Hensel, o Carpe Vespera vai trazer ao público sua mais significativa obra de música sacra, o Oratório Segundo Imagens da Bíblia, que será apresentada em formato de música de câmera, tal como a compositora a estreou: com cantores solistas e piano. Classificação livre, entrada franca.

Carpe Vespera

De Niterói, o Carpe Vespera é formado por um grupo de músicos com formações e vivências musicais diversificadas. Sob a direção de Brigitta Grundig Monteiro, o conjunto traz ao público, em suas apresentações, obras clássicas do repertório universal. Estreou em 4 de dezembro de 2016, realizando a peça "Oratorium nach Bildern der Bibel" ("Oratório Segundo Imagens da Bíblia"), de Fanny Hensel, na Fundação Cultural Avatar, e, no mesmo mês, apresentaram-se no ASPI-UFF (Associação dos Professores Inativos da Universidade Federal Fluminense). Em 2017, deram continuidade às apresentações desta obra, planejando recitais no Solar do Jambeiro e no centro Gepar Espírita, também em Niterói.

A Obra

Composta em 1831, pela grande compositora e exímia pianista alemã Fanny Hensel (1805-1847), "Oratorium nach Bildern der Bibel", ou O Oratório Segundo Imagens da Bíblia, foi criada em memórias das vítimas da epidemia de cólera na Europa, entre 1831 e 1832. É baseada em trechos do Antigo e Novo Testamentos, selecionados por Fanny, e expressa, na primeira parte, a tristeza, o desespero, a revolta e o abandono do povo pelo seu Deus; na metade da obra em diante, o clima muda, pois surgem a esperança e a crença no Deus que salva e perdoa, e finaliza com cantos de louvor do Salmo 150.

Irmã quatro anos mais velha de Felix Mendelssohn, famoso compositor do período romântico que fez carreira na Alemanha e na Europa, Fanny Hensel tinha 26 anos quando escreveu esta que é considerada a sua mais significativa peça sacra. Além desta, compôs mais de 460 obras, que só começaram a ser editadas e executadas a partir do final da década de 1980, em virtude das rígidas regras sociais da época, que lhe permitiam apresentar-se somente no âmbito familiar e nos concertos dominicais que organizava, em Berlim.


Formação

Sopranos: Brigitta Grundig // Gabriela Santos
Meio-soprano: Sonia Leal Wegenast
Contratenor: Mario Orlando
Contralto: Marcia Godinho
Tenor: Marcos Marques
Baixos: Tomas Guisasola // Luiz Carlos Peçanha
Piano: Joabe Ferreira


Serviço

Sarau no Solar recebe Carpe Vespera
Data: Domingo, 30 de abril de 2017
Horário: 17h
Duração: 60min
Entrada Franca
Classificação Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 01/04/2017

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...