Na quarta-feira, dia 17 de maio de 2017, às 18h30, o Solar do Jambeiro recebe a edição mensal do Cine Nikiti, que exibirá o documentário Guarnieri (2017), de Francisco Guarnieri, obra que retrata a vida e obra do ator e autor Gianfrancesco Guarnieri, um dos nomes mais importantes da história do teatro brasileiro. Após a sessão haverá bate-papo. Classificação livre, entrada franca.

O filme é um dos quatro vencedores da segunda edição do edital Histórias que Ficam, programa de consultoria, fomento e difusão do documentário brasileiro que, nesta edição, investiu R$ 1,3 mi na produção de quatro filmes de até 70 minutos, com temática livre.

Clique para ampliar.
Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), além de ter sido ator de grande sucesso na televisão, foi também imagem-síntese do artista engajado brasileiro. Seus filhos, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política. Na investigação desses dois retratos geracionais, o diretor, neto de Gianfrancesco, procura entender o lugar de sua geração na história, nas artes e no mundo. Seguindo a trajetória do artista, o filme inevitavelmente percorre os caminhos da dramaturgia e da política brasileira através das últimas décadas.

O ator foi protagonista do fundamental O Grande Momento (1958), de Roberto Santos, a Eles Não Usam Black-tie (1981), de Leon Hirszman, comentário a quente das greves operárias e seu impacto na redemocratização. O documentário vale-se da fartura de material de um artista cuja carreira foi registrada em fotos, filmes e vídeos. Deu inúmeras entrevistas, em fases distintas, e era incisivo em suas opiniões, mesmo num tempo em que franqueza não era tão recomendável assim para a saúde.

O filme acompanha vários ramos da trajetória de Guarnieri – da fase épica do Teatro de Arena, onde, em companhia de Augusto Boal, encenou peças fundamentais para a compreensão do Brasil como Arena conta Zumbi e Arena conta Tiradentes, entre outras. O painel é amplo, bem construído e pinta, para o espectador, retrato multifacetado e forte de uma de suas principais personalidades artísticas. Ah, sim, para Guarnieri, as relações entre arte e política eram muito íntimas.





O Diretor

Diretor, roteirista e ator, Francisco Guarnieri começou sua carreira como ator mirim aos 9 anos de idade em uma memorável interpretação na Escolinhazinha do Professor Raimundo. Após um intervalo de 10 anos e uma passagem pela faculdade de História, voltou ao mundo do audiovisual como crítico nas revistas Contracampo, Paisà e O Pasquim 21.

Estudou Audiovisual e começou sua carreira como roteirista trabalhando com Hilton Lacerda. Dirigiu dois curtas-metragens: "Cidade 08" e "Carol", exibido no 22° Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

Já na Mira, escreveu o longa-metragem "Califórnia", dirigido por Marina Person, e é um dos criadores da série "Quero Ter um Milhão de Amigos", onde também retoma a carreira de ator interpretando o personagem Du Metal. O documentário Guarnieri, sobre seu avô Gianfrancesco, foi seu primeiro trabalho de direção em longa-metragem.


Clique para ampliar.



Ficha Técnica

Direção: Francisco Guarnieri
Roteiro: Francis Vogner dos Reis e Francisco Guarnieri
Elenco: Gianfrancesco Guarnieri, Paulo Guarnieri, Flávio Guarnieri
Duração: 1h 11min


Cine Nikiti

O Cine Nikiti, criado em 2015, é um Cine Clube de Niterói que acontece toda 3ª quarta-feira de cada mês, a partir das 18h30, no
Solar do Jambeiro, e onde são exibidos longas-metragens brasileiros, com entrada gratuita, e bate-papo após as sessões. O projeto é realizado através de uma parceria entre o Jambeiro, o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) e a Niterói Filmes.


Serviço

Cine Nikiti Apresenta Guarnieri
Data: Quarta-feira, 17 de maio de 2017
Horário: 18h30
Duração: 70min
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00