Na última quarta-feira de maio de 2017, dia 24, às 19h, o Solar do Jambeiro receberá Dília Gouveia, que vai apresentar uma cena poética em homenagem à ilustre Cecília Meireles. Neste sarau, que marca os noventa anos da obra "Cântico", Dília recitará poemas da autora e dissertará sobre dados biográficos importantes para o entendimento da sua obra, acompanhada pela voz de Zezé Vargas e pelo violão de Júlio Morgado. Classificação indicativa livre, ingresso: R$ 40,00 (inteira).

"Cecília Meireles, a Senhora dos Cânticos" propõe uma leitura filosófica da obra poética e da vida da artista, uma das maiores referências da literatura brasileira no último século. O evento promove uma visão do percurso criacional da poetisa a partir do tema recorrente da essencialidade da vida humana. O projeto nasceu do diálogo da artista Dilia Gouveia com a Assessoria de Projetos Literários do Solar do Jambeiro.


Cecília Meireles


Clique para ampliar.



Cecília Meireles (1901-1964) foi poetisa, professora, jornalista e pintora brasileira. Foi a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira, com mais de 50 obras publicadas. Com 18 anos estreia na literatura com o livro "Espectros". Participou do grupo literário da Revista Festa, grupo católico, conservador e anti modernista. Dessa vinculação, herdou a tendência espiritualista que percorre seus trabalhos com frequência.

Em 1927, escreveu Cânticos, obra em que exercitou nova faceta: uma essencialidade de matriz oriental e índole filosófica. Cecília Meireles foi também ensaísta, cronista, folclorista, tradutora, educadora e pintora. Fundou a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro. Recebeu diversas homenagens, inclusive Prêmios da Academia Brasileira de Letras, como pelo conjunto da obra, e Prêmios Jabuti.

A maioria de suas obras expressa estados de ânimo, predominando os sentimentos de perda amorosa e solidão. Uma das marcas do lirismo de Cecília Meireles é a musicalidade de seus versos. Alguns poemas como "Canteiros" e "Motivo" foram musicados pelo cantor Fagner. Em 1939 publicou "Viagem" livro que lhe deu o prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras.


Dilia Gouveia

Cecília Meireles, a Senhora dos Cânticos tem direção da escritora e filósofa portuguesa Dilia Gouveia. Autora, entre outros, de Nas Malhas do Devaneio – o dia em que Fernando Pessoa nos reinventou (2013); "Movidos pelo Desejo – Madame Bovary e Dr. Fausto: a danação da viagem" (2013); "Do Assombro e do Provável – Clarice Lispector e Hamlet: o labirinto da consciência" (2014); "Do Esplendoroso Caos – Dom Quixote e Nietzsche: a metamorfose do humano" (2014).

Formada em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Membro da Academia Niteroiense de Letras, idealizadora do Clube de Leitura da Blooks, do projeto Filocine, dos Cafés-Concertos Literários, de cursos de Filosofia e Literatura, de Jantares Literários, do Embarque na Poesia – Flip Paraty, do Trem Poético – Flipoços (em Poços de Caldas), dos Encontros Filosófico-Literários, entre outros eventos dos quais promove e participa como palestrante e mediadora.


Dilia Gouveia, Zezé Vargas e Júlio Morgado. Clique para ampliar.



Serviço

Solar do Jambeiro convida para "Cecília Meireles, a Senhora dos Cânticos"
Com Dilia Gouveia, Zezé Vargas e Júlio Morgado
Dia: Quarta-feira, 24 de maio de 2017
Horário: 19h
Duração: 120min
Lotação: 60 pessoas
Ingresso: R$ 40,00 (inteira)
Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 10/05/2017