Depois do sucesso da mostra Antonio Parreiras, que pela primeira vez abriu as portas do Solar do Jambeiro ao público, a Fundação Pró-Niterói estará apresentando, a partir do próximo sábado, 09 de dezembro de 1987, no mesmo local, e exposição "Arte Popular - O Barro nos Presépios Brasileiros". A mostra é composta por 40 presépios originários de diversas regiões do País, e integra a famosa coleção de 2 mil peças de barro que pertencia a Clotilde de Carvalho Machado e foi adquirida ano passado pela Pró-Niterói.

Além da exposição que estará aberta ao público até o dia 20, a Fundação estará promovendo também no Solar do Jambeiro diversas atividades paralelas, a serem confirmadas. Para os dias 14, 15 e 16, estão previstas palestras, filmes e vídeos que terão como tema central os presépios e demais manifestações folclóricas ligadas ao Natal. No dia 18, às 18h, haverá apresentação teatral para as crianças com o Grupo Papel Crepon, que encenará "Nós Somos o Presépio".

Lúcia Falkenberg, do Pró-Niterói, junto a um dos presépios expostos no Solar do Jambeiro
No dia seguinte, sábado, a exposição não será aberta ao público, pois o Solar estará se preparando para a Noite de Natal, uma festa onde serão apresentadas músicas natalinas do fim do século passado até hoje. Os convites serão vendidos a Cz$ 500,00, e darão direito a uma ceia. No dia 20, às 20h, um grupo de artistas niteroienses estará apresentando o Auto de Natal, com ingressos a Cz$ 100,00.

A mostra "Arte Popular - O Barro nos Presépios", poderá ser vista até o dia 20 de dezembro de 15 às 19 horas, e os ingressos já poderão ser adquiridos a partir de amanhã no Solar do Jambeiro, ao preço de Cz$ 100,00. Maiores informações sobre os eventos paralelos podem ser obtidas pelo telefone 722-4550.





Publicado em 05/05/2021
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho