Na quarta-feira, dia 19 de julho de 2017, às 18h30, o Solar do Jambeiro recebe a edição mensal do Cine Nikiti, que exibirá o documentário Epidemia de Cores (2016). De Mário Eugênio Saretta e lançado em 2016, a obra acompanha a rotina dos envolvidos em uma Oficina de Criatividade em um hospital psiquiátrico. Após a sessão, haverá bate-papo. Classificação indicativa livre, entrada franca.

O Filme

Com direção do antropólogo Mário Eugênio Saretta, "Epidemia de Cores" acompanha o trabalho realizado na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, na qual os internos realizam trabalhos em pintura, escultura, bordado e escrita criativa.

A oficina foi criada 1990, inspirada na revolucionária iniciativa da médica psiquiatra alagoana Nise da Silveira, que, nos anos 1940, apresentou em um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro essa forma de tratamento humanizado em contraponto a métodos violentos como eletrochoques e lobotomia.

Saretta conhece bem o trabalho feito no São Pedro, onde realizou diferentes pesquisas e trabalhos acadêmicos. Para realizar o documentário, ele captou imagens e realizou entrevistas ao longo de dois anos com pacientes, funcionários e voluntários que colaboram com a instituição. Essa proximidade e intimidade se reflete na abordagem delicada e respeitosa com que apresenta tanto os dramas de quem rompeu, alguns bruscamente, os laços com a sociedade, encarando junto ao desajuste mental históricos de carência e abandono, quanto a abnegada dedicação daqueles que os acompanham na rotina da expressão criativa — que é, como demonstrou Nise da Silveira, um eficaz canal de comunicação e reconexão desses pacientes com a vida que cerca.

Cine Nikiti

O Cine Nikiti, criado em 2015, é um Cine Clube de Niterói que acontece toda 3ª quarta-feira de cada mês, a partir das 18h30, no Solar do Jambeiro, e onde são exibidos longas-metragens brasileiros, com entrada gratuita, e bate-papo após as sessões. O projeto é realizado através de uma parceria entre o Jambeiro, o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) e a Niterói Filmes.


Serviço

Cine Nikiti: Epidemia de Cores
Data: Quarta-feira, 19 de julho de 2017
Horário: 18h30
Capacidade: 60 pessoas
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 05/07/2017