No dia 24 de agosto, quinta-feira, as orquestras Guerra-Peixe e Interculturalidades, formadas por jovens músicos do Programa Aprendiz | Música na Escola, se apresentam no Solar do Jambeiro, às 18h.

Formada por jovens entre 8 e 15 anos, do Programa Aprendiz-Música na Escola, mantido pela Prefeitura de Niterói, as orquestras vão mostrar um repertório eclético, que vai passear da música clássica a popular, com uma pegada infanto-juvenil.

Criada em 2014, em homenagem ao centenário do maestro César Guerra Peixe, um dos principais compositores da música brasileira, a Orquestra Guerra-Peixe é composta por 23 jovens instrumentistas, e vai tocar temas como "Space Atack", "Marcha em Ré" (Handel) e "Tema do Arquivo X" (Marc Snow).

A Orquestra Guerra-Peixe atualmente é composta por cerca de 16 jovens instrumentistas com idades entre 11 e 14 anos. Daniel Andrade, professor de violino, responde pela condução do grupo. O repertório é primordialmente brasileiro e os ensaios acontecem na Sala Aprendiz.

Já a Orquestra Interculturalidades, com seus 15 componentes, incluiu composições diversas no programa, como "Rondossauros" (Mary Cohen), "Canção Francesa" (Sheila Nelson), "Asa Branca" (Luiz Gonzaga), "We Will Rock You" (Queen) e "Anunciação" (Alceu Valença).

O Aprendiz | Música na Escola é um programa de educação musical criado na cidade de Niterói - RJ em 2001, pela Prefeitura municipal. A iniciativa tem como objetivo principal ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Assim, estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.

Após quase uma década de atuação, o Programa Aprendiz se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2008. Ao longo da trajetória de 15 anos de trabalho - celebrados em 2016 - mais de 20 mil crianças e adolescentes passaram pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.


Programa

Intercultralidades:

1) Rondossauros- Mary Cohen
2) Canção Francesa- Folclórico Arranjo Sheila M. Nelson
3) Minueto em Ré-Lully
4) As cordas conhecem os mestres ( trechos da 5a de Beethoven, Novo mundo de Dvorak e Abertura 1812 de Tchaikovsky)
5) We will rock you- Queen
6) Alecrim- Folclórico
7) Asa Branca- Luiz Gonzaga
8) Anunciação- Alceu Valença

OGP

1) Marcha em re. - Handel
2) Round ‘n’ round the Strings - Leonard Ovanin
3) Minueto - Lully
4) Pizzicato rhythm - Merle Isaac
5) Chinese street festival - Mary Cohen.
6) Space attack - Robert Spearin
7) Tema do arquivo X - Marc Snow
8) Star Wars - John Williams


Serviço

Orquestra Guerra-Peixe e Interculturalidades
Data: Quinta-feira, 24 de agosto de 2017
Horário: 18h
Duração: 50'
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195 - Ingá Niterói.


Clique para ampliar.





CLIPPING


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Exposição de estudantes de arte chega ao Solar do Jambeiro Até 30 de junho
Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...