Na última terça-feira de agosto, dia 29, às 19h, o Solar do Jambeiro recebe mais uma edição do projeto Cine Jazz, tradicional evento musico-cinematográfico que celebra, em Niterói, este consagrado e universal gênero musical. Nesta edição, haverá a exibição de Dave Brubeck - Live in Germany, gravado ao vivo em 1966. O músico convidado da noite é o pianista e arranjador Antonio Adolfo. A entrada é franca e a classificação indicativa, livre.

No show/documentário, Dave Brubeck se apresenta com um dos mais queridos quartetos da história do Jazz. Capturados no auge da fama, Paul Desmond (sax alto), Joe Morello (bateria), Eugene Wright (baixo) e Dave Brubeck (piano) exploram obras emblemáticas como "Forty Days" e "Take Five", bem como incursões na música universal com duas interpretações únicas de "Koto Song". Sua química íntima no palco e sua musicalidade impecável fizeram do DBQ um supergrupo de jazz premiado.

Formação

Piano - Dave Brubeck
Sax Alto - Paul Desmond
Baixo - Eugene Wright
Bateria - Joe Morello


Programa

Take The 'A' Train (Billy Strayhorn)
Forty Days (Dave Brubeck)
I’m In A Dancing Mood (Goodhart, Hoffman & Sigler)
Koto Song (Dave Brubeck)
Take Five (Paul Desmond)

Vindo de uma família musical, Dave Brubeck começou a aprender piano aos 4 anos de idade com sua mãe e violoncelo aos 9. Brubeck não era muito interessado em aprender por métodos, simplesmente queria compor suas próprias melodias e por isso nunca aprendeu a ler partituras. Estudou com o compositor francês Darius Milhaud e criou seu quarteto em 1951. Finalmente fundou o The Dave Brubeck Quartet, com Joe Dodge, Bob Bates e Paul Desmond.

Clique para ampliar.
A gravação de Take Five, uma composição de Desmond, em 1959, transformou o quarteto num campeão de vendagens da época. O álbum continha somente composições inéditas, sendo que quase todas tinham uma métrica impar, entre elas estavam os clássicos Take Five e Blue Rondo à la Turk.

No meio dos anos 50, Bates e Dodge foram substituídos por Eugene Wright e Joe Morello. O quarteto desfez-se em 1967 e Brubeck continuou a tocar com Desmond e fez gravações com Gerry Mulligan. Brubeck, que tinha admiração por Duke Ellington e pela música erudita, faleceu em 5 de Dezembro de 2012, no hospital de Norwak, em Connecticut, vítima de uma parada cardíaca, na véspera do seu 92º aniversário.

Antonio Adolfo

Antônio Adolfo. Clique para ampliar.
Pianista, arranjador, produtor e educador, Antonio Adolfo cresceu em uma família musical no Rio de Janeiro (sua mãe era violinista na Orquestra Sinfônica Brasileira) e começou seus estudos aos sete anos de idade. Com dezessete anos, já era um músico profissional. Nos anos 60, liderou seu próprio trio que participou de vários shows de Bossa Nova e Jazz no Brasil e fez turnês com os cantores Leny Andrade, Carlos Lyra, Flora Purim, Wilson Simonal, Elis Regina e Milton Nascimento. Adolfo escreveu músicas como "Sá Marina", que ganhou grande sucesso e foi gravada por artistas como Sergio Mendes, Stevie Wonder, Herb Alpert, Earl Klugh, Dionne Warwick e outros.

Como músico, arranjador e produtor de discos, trabalhou com grandes nomes brasileiros, além de ter assinado o lançamento de mais de 25 álbuns. Em 2011, seu CD "Chora Baião" foi lançado e posteriormente premiado, e o CD "Finas Misturas" / Fine Mixtures foi aclamado com ótimas críticas. Seus lançamentos recentes, "Rio, Choro, Jazz...", bem como seu álbum de piano "O Piano de Antonio Adolfo" foram indicados para os Grammy Awards de 2014. Em 2015, Adolfo lançou um CD gravado em Nova York e Rio com a cantora Carol Saboya e o harmônico e vibrafonista Hendrik Meurkes, a obra intitulada "Copa Village". Em 2016, gravou "Tropical Infinito", que foi indicado como Melhor Álbum de Jazz Latino para o Grammy Latino de 2016.





Serviço

Cine Jazz apresenta "Dave Brubeck - Live in Germany" (1966)
Artista Convidado: Antônio Adolfo
Data: Terça-feira, 29 de agosto de 2017
Horário: 19h
Duração: 90min
Capacidade: 60 lugares
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00