Hai-kai é um poema japonês antigo composto por apenas três versos: dois de 5 sílabas e um de 7. No Brasil pouquíssimos poetas se aventuraram ao curtíssimo japonês. Millôr Fernandes, ao contrário, foi fundo e bem, tendo inclusive, publicado em 1986, uma instigante obra com ilustrações de sua autoria. Aicai é um livro leve, livre, solto, temática airada: humor, drama, dramaticidade, amor, sexo, alegria, dor, vida e morte. Tudo utilizando os aludidos três versos despidos, porém, das sílabas disciplinadoras, técnica optada também no livro do livre pensador millôr em 1986. O livro de Ivo Torres reúne 172 aicais (assim mesmo sem h, k e traço de separação) contendo uma dupla deles em cada página.

Destaca-se também a participação de Armando Ribeiro que não se restringiu a um trabalho técnico de ilustração. Mergulhou numa empreitada criativa, amorosa, atônita, exclusiva, produzindo - com seus traços, riscos, rabiscos, linhas e toda sorte de intervenções visuais - um painel gráfico belo e intrigante.

Livro de poemas com 96 páginas, com 86 poemas de Ivo Torres, ilustrados por Armando Ribeiro. Livro de confecção totalmente artesanal, em capa dura, numerado e autografado pelos autores. Ivo Torres, 1931, carioca da Lapa, poeta, escritor e administrador cultural com 18 livros publicados de poesia e humor literário. Armando Ribeiro, 1947, carioca de Copacabana, artista plástico, professor de artes e programador visual.

Serviço
Lançamento do livro Aicai, de Ivo Torres
Data: 03 de dezembro de 2017
Horário: 15h
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre


Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222 Capacidade: 60 pessoas


Tags:






Publicado em 22/11/2017