O projeto (RE)Encena traz “SHAKESPEARE, William” de volta ao Solar do Jambeiro para uma curta temporada. A peça parabeniza o teatrólogo britânico pelos 400 anos e reverencia o ator pelo seu próprio ofício, propondo uma experiência que mescla a boa utilização do casarão do século XIX com um panorama da obra Shakespeariana.

Em formato de teatro expositivo (cenas concomitantes), são representados trechos apropriados e adaptados de 15 das 39 peças escritas por Shakespeare - "Romeu e Julieta", "Hamlet", "A Megera Domada", "Rei Lear", "Os Dois Cavalheiros de Verona", "Henrique V", "MacBeth", "O Mercador de Veneza", "Muito Barulho por Nada", "Noite de Reis", "Timão de Athenas", "Otelo", "Antônio e Cleópatra", "A Comédia dos Erros" e "Henrique VIII" – divididos em cinco blocos que são intercalados com apresentações, bem humoradas, contendo informações a respeito da vida e da obra de William Shakespeare.

Aos moldes do teatro elisabetano, as encenações são realizadas apenas por homens, que revezam-se entre narradores e os mais representativos personagens dos dramas, tragédias e comédias escritas pelo dramaturgo. "SHAKESPEARE, William" multiplica a homenagem ao reverenciar a arte do teatro, seu autor de maior relevância e seu grande protagonista: o ator. "Seria impossível falar das 39 peças de Shakespeare em uma só, por isso selecionamos trechos de cada uma delas", revela a diretora.

Em linguagem multimídia (teatro, dança e vídeo), o espetáculo acontece no Solar do Jambeiro, belíssimo casarão do século XIX, - seus jardins naturais e duas de suas salas transformam-se em palco para as encenações, e sua fachada, a tela para projeções virtuais com imagens do contexto teatral dos tempos shakespereanos.

A direção geral é de Eleusa Mancini e codireção de Lúcia Cerrone e Marcos Ácher. Iluminação de Raphael Cesar Grampolla; Projeções de Gilberto Lopes; Figurinos de Aline Ciafrino; Assistência de Produção de Yule Mansur; Filmagem e Edição: Marcos Menezes / Alexandre Albuquerque; e Fotografia de Gabi Rodrigues. Produção OrangoTango Produções Artísticas ; Realização Juliano Antunes Produções.

No elenco:
Marcos Ácher;
Sérgio Di Paula;
Juliano Antunes;
Jean Bodin;
Pedro Lopes;
Luã Lima.

SERVIÇO
2 à 30
sextas-feiras
20h | R$ 20 (inteira) | 90 min | 90 pessoas
Livre
Solar do Jambeiro


Tags:






Publicado em 01/02/2018