O Cine Jazz, cineclube que mistura cinema e música, homenageia um dos mais importantes baixistas do jazz. Raymond Matthews Brown, conhecido como Ray Brown, aprendeu a tocar baixo de ouvido, depois de desistir do piano por achar complicado demais. Após a exibição do filme "Ray Brown Live in Viena", haverá apresentação do grande Guto Wirtti, baixista, acompanhado da conhecida guitarra de Nelson Faria. Por fim, bate papo com os participantes.

Nascido em 1926, Raymond Matthews Brown foi um baixista influente do jazz. Tentando carreira em Nova York, chegou a trabalhar com Duke Ellington. Também tocou na banda do lendário trompetista Dizzy Gillespie. Em 1948 se casou com a grande cantora Ella Fitzgerald, e com ela teve um filho, Ray Brown Jr., que também se tornou músico de jazz. Durante o casamento, Ray Brown tocou na banda de Ella por todo o mundo. Depois, integrou o Oscar Peterson Trio até os anos 60, quando se torna empresário de diversos músicos, mas sem abandonar sua própria carreira. Faleceu em 2002, cochilando antes de um show.

Guto Wirtti é um multinstrumentista brasileiro, que começou a carreira musical aos 13 anos. Em 2003, mudou-se para o Rio de Janeiro a convite de Yamandú Costa, ao lado de quem tocou em diversos festivais pelo mundo. Já trabalhou também com Mart'Nália, Milton Nascimento, Ed Motta e outros.

Professor de música, Nelson Faria é um dos mais importantes guitarristas brasileiros. Com seis livros, nove CD's e um DVD lançados, Nelson já lecionou em diversas faculdades de música, no Brasil e no exterior. Apresentou-se em shows e festivais por todo o mundo, e já trabalhou com muitos artistas brasileiros e estrangeiros, dentre eles Cassia Eller, João Bosco, Milton Nascimento, Tim Maia, Karolina Vucidolac, Josee Konning e diversos outros.


SERVIÇO
Cine Jazz - Ray Brown Live in Viena
Data: 26 de junho de 2018, terça-feira
Horário: 19h
Duração: 90min
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre


Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói


Tags:






Publicado em 2018-06-26