(Memória, 24 de dezembro de 1990)

Neste final de ano de 1990, a Direção do Solar do Jambeiro vem a publico agradecer a inestimável colaboração que recebeu de todos aqueles que respeitam, amam e dignificam o patrimônio cultural brasileiro, no encerramento de suas atividades deste ano, bem como da bela e magnifica exposição denomina da MEMORIAS DE UMA ÉPOCA", aberta ao público desde o dia 22 de novembro, evento este que carinhosamente retratou os aspectos da vida social e cultural fluminense de fins do século passado até as primeiras décadas de 1900.

Com a apresentação de fotos, objetos, mobiliários, música e, inclusive os primeiros carros movidos a motor, tudo dentro de um cenário por si mesmo autêntico deste saudoso período, o Solar do Jambeiro marcou novamente, como sempre, a sua presença indiscutível nos meios culturais da Real Cidade de Nictheroy, em homenagem aos seus 417 anos.

Recebendo uma visitação constante e interessada, tanto de própria comunidade niteroiense, como de outras cidades, estados e mesmo do exterior, ficou consignado mais uma vez ser este monumento da maior importância para todos aqueles que sabem reconhecer e apreciar o valor histórico e artístico de um bem tombado e por isso mesmo registrado nos Livros do Tombo do Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural.

Infelizmente, em passado recente, este Solar, dirigido erroneamente por total falta de conhecimento e compreensão, quase foi desvirtuado de suas verdadeiras metas no sentido absoluto de sua grandeza, dignidade e tradição.

Mas em tempo tudo passou e o Solar do Jambeiro caminha novamente em direção firme em prol da mobilização e atenção as finalidades culturais e revitalizadoras de um patrimônio deste pais que deve ser protegido e defendido pela própria comunidade.

Aproxime se o Natal e o Fim do Ano! Novamente tempo de reflexão, de confraternização, de amor e principalmente de agradecimento. A Direção do Solar, portanto, nesta data magna, apresenta o seu reconhecimento a todos aqueles que se colocaram ao lado de defesa e do respeito à cultura deste pais aproveitando para repetir a tão profunda e sabia frase pronunciada pelo inesquecível Gilberto Freyre, amigo a frequentador deste Solar.

"Este Solar, que vem sendo carinhosamente conservado, é um desafio a todos os brasileiros de hoje. Pois não pertence à cidade de Niterói, ao Estado do Rio de Janeiro, e sim ao Brasil sensível às belezas de seu passado sob forma das casas grandes maternalmente brasileiras. "

FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO!


Lúcia Falkenberg
Diretora-Presidente








Publicado em 06/05/2021