Até 31 de abril de 2002, o Solar do Jambeiro apresenta a exposição "Restauração do Solar do Jambeiro", com fotos de Zalmir Gonçalves (1938-2017).

Nestas férias vale uma vista aos jardins do Solar do Jambeiro, que estão abertos à população, das 9 às 19 horas, sempre de terça a domingo.

Além de espécies raras da flora brasileira (todas catalogadas e identificadas), o jardim conta com canteiros de ervas aromáticas e medicinais, a exemplo do Museu Cloister de Nova York. Carrinhos de bebê são bem-vindos, mas bicicletas e skates não são permitidos.

As visitas ao casarão da Rua Presidente Domiciano só acontecem das 14 às 19 horas. Por lá é possível conferir a exposição "Restauração do Solar do Jambeiro". Dividida em módulos, a mostra reúne fotos de Zalmir Gonçalves, organizadas por Roberto Lacerda e Patrícia Sobral, do Studio Palluana, com direito à vídeo-documentário, consultas ao CD ROM do projeto em terminais de computador e vozes dos operários que participaram dos trabalhos.

No módulo da cobertura, podem ser vistos, por meio de fotos e plantas, todos os trabalhos de recuperação estrutural e substituição das telhas. O módulo pisos demonstra os processos de desmontagem total dos pisos, substituição dos barrotes comprometidos e recolocação dos pisos originais.

Também exibe o módulo forros e os projetos das novas edificações a serem integradas ao conjunto arquitetônico do Palacete, tais como Cafeteria e Anexo Administrativo e os trabalhos de recuperação dos jardins, desde o projeto, baseado em fontes iconográficas, até o plantio.

Presidente da Sociedade Gonçalense de Fotografia, Zalmir Gonçalves foi contratado para registrar todo o processo de restauração do Casarão desde o estado em que foi encontrado, completamente abandonado e desgastado pelo tempo, às obras de restauração minuciosas realizadas por uma equipe de restauração, até o momento final, quando a casa foi aberta ao público e tornada equipamento cultural da cidade.

Nota: A mostra voltou aos salões do Solar do Jambeiro de abril a setembro de 2003.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195-Ingá, Niterói. Outras informações pelo telefone 2620 1097





Publicado em 07/05/2021
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho