O Solar do Jambeiro celebra um poeta, jornalista, professor e membro da Academia Fluminense de Letras (AFL) e da Academia Niteroiense de Letras (ANL). O Dia Luís Antônio Pimentel tem apoio da ANL e é coordenado pelo escritor Jordão Pablo de Pão, promovendo atividades para lembrar, homenagear e celebrar a obra de Luís Antônio.

Precursor do haicai no Brasil, Pimentel conheceu esse formato onde ele se originou, no Japão, quando foi intercambista. Foi fundamental para estabelecer a arte do haicai no Brasil, sendo inclusive o primeiro autor brasileiro a ser traduzido para o japonês de que se tem notícia. A programação do evento em sua homenagem inclui roda de leitura, debate e sarau:

11h – Bate-Papo “Sobre Luís Antônio Pimentel” Uma roda de histórias, referências e leituras que presta tributo à obra de um dos nossos grandes escritores. Luís Antônio Pimentel marcou Niterói mais do que pela sua longa estadia, também pelo seu apreço ao seu povo e à sua arte. Mediação de Márcia Pessanha.

14h – Contação de Histórias “Meu Querido Pimentel” Uma sequência de histórias contadas, escritas e vividas por e com Luís Antônio Pimentel, com o afeto e a generosidade reconhecidas do autor para com seus ouvintes. Organização de Cris Pizzotti.

17h – Roda de Leitura “Textos de Nossa Terra” Uma visita à sala de leitura do Solar do Jambeiro, resgatando poemas e prosas de autores niteroienses a partir de um diálogo franco, democrático e aberto sobre o que é a literatura. Mediação de Jordão Pablo de Pão.

19h – Sarau “Haicai Tropical – celebrando a arte da gente de Niterói” A partir da figura de Luís Antônio Pimentel, escritores niteroienses, de fato e de coração, celebram a produção da, na, para a Cidade Sorriso.

SERVIÇO
Dia Luís Antônio Pimentel
Data: 18 de outubro de 2018, quinta-feira
Horário: 11h
Duração: 9h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói


Tags:






Publicado em 2018-10-18