A peça que ocupa o Solar do Jambeiro no mês de maio conta a história verídica de uma freira portuguesa, conhecida através da publicação de suas cartas, no século XVII. Apresentada às sextas e sábados, a peça não é indicada para menores de 14 anos, e o ingresso custa R$30.

A peça acompanha Mariana Alcoforado desde o nascimento, em 1640, quando foi entregue por seu pai a um convento com os votos de nunca por os pés fora de seus muros. A promessa cumpriu-se, e Mariana nunca deixou sua morada, mas seu coração escapou aos vinte e seis anos, quando viu por uma janela o Conde de Chamilly, militar francês incluído na frente de batalha portuguesa contra os espanhóis. Foram meses de visitas ardentes, tão frequentes e numerosas que toda a cidade passou a comentar. Descoberto, Chamilly decide fugir, deixando Mariana com uma promessa de retorno que nunca foi cumprida. Em sofrimento, a freira escreve cinco cartas, onde relata toda sua paixão, loucura, saudade, desejos de amor, vingança e por fim, arrependimento de ter acreditado em seu amado.

Em menos de nove meses, suas cartas são levadas a público. Dizem que o próprio Chamilly as vendeu ao livreiro da cidade. Publicadas, criaram um alvoroço enorme na juventude parisiense, que corria para comprar e ler um exemplar das "Cartas Portuguesas". O movimento foi tal que diversas versões falsas contando o fim da história foram publicadas.

Mariana seguiu enclausurada até sua morte, aos 83 anos, em 1723. Sua família escondeu-se, vergonhosa de saber do que havia acontecido com a filha, e Mariana viveu sua dor até o último de seus dias.

SERVIÇO
Cartas Portuguesas – Vida e Morte de Mariana Alcoforado
Data: de 03 a 31 de maio de 2019, sextas e sábados
Horário: 20h
Ingresso: R$30 (a inteira)
Classificação indicativa: 14 anos
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói


Tags:






Publicado em 24/03/2019